No segundo encontro, o Llaneros venceu pelo mesmo resultado, forçando a decisão para as penalidades. O resultado fez a equipa chegar aos 91 pontos e garantir, automaticamente, a subida, independentemente do resultados do desempate.
Ao Magdalena restava vencer as penalidades para ser o segundo emblema na primeira divisão colombiana na próxima temporada. Foi aí que parece ter entrado uma bela ajuda do Llaneros, que falhou duas das quatro cobranças, garantindo o Magdalena na elite quando era esperada um pouco mais de emoção.
Quem se deu mal nesta história foi o Real Cartagena, que dependia de uma derrota do Magdalena nos penáltis. Se isso tivesse acontecido, os dois emblemas irão enfrentar-se na luta pela última vaga, mas tal cenário não foi preciso com a "falta de competência" do Llaneros, que fez a falta de fair play ser considerada por adeptos e imprensa, situação que não foi inédita no confronto entre os dois clubes.
A equipa da cidade turística vai continuar na segunda divisão da Colômbia pela 13.ª temporada seguida, fazendo companhia aos despromovidos Patriotas de Boyacá e Jaguares de Montería.
Uma situação parecida aconteceu em 2021, quando o Magdalena também garantiu a subida para o Campeonato Colombiano, diante do mesmo adversário, no que pareceu ser um jogo que contou com uma santa ajuda dos adversários, que não fizeram muito esforço para impedir o triunfo. A situação rendeu algum barulhos na imprensa, mas o saldo final foi a confirmação da subida sem punição para os envolvidos.