Lanquetin, defesa de 20 anos, que representa o clube neerlandês ADO Den Haag, por empréstimo do Estoril, da Liga Portugal, foi sentenciado a três anos de prisão, dos quais dois com pena suspensa, por ter causado ferimentos involuntários agravados e por conduzir sem carta de condução nem seguro.
A carta de condução de Lanquetin foi ainda suspensa por cinco anos e o francês terá de indemnizar as vítimas do acidente.
No dia 9 de outubro de 2023, Lanquetin conduzia o carro dos pais, acompanhado por um amigo, quando embateu noutro veículo a 140 km/h perto de Le Fayel, uma localidade situada a mais de 50 quilómetros de Paris. O carro atingido por Lanquetin acabou por ficar na faixa contrária da autoestrada, onde ocorreu uma nova colisão.
De acordo com o jornal francês Oise Hebdo, Farid Baho, que conduzia o automóvel que colidiu com o veículo atingido por Lanquetin, sofreu uma quadriplegia grave e consequências neurológicas significativas, que o obrigarão a permanecer numa cadeira de rodas para o resto da vida.

No Tribunal de Compiègne, Lanquetin admitiu ter conduzido sem carta de condução após sair de uma festa nos arredores de Paris. Além disso, Lanquetin, que tinha 18 anos na altura do acidente, e que representava o Lens, apresentava uma taxa de álcool no sangue de 0,30 g/l, testou positivo ao consumo de canábis e estava ainda na posse de óxido nitroso, conhecido como gás hilariante.
O Ministério Público, que afirmou que os acontecimentos "não foram acidentais, mas resultaram de um comportamento objetivamente irresponsável", considerou Lanquetin culpado de condução sem carta, excesso de velocidade, consumo de álcool e presença de canábis num espaço fechado, ausência de consciência posterior e de ter provocado consequências físicas dramáticas e irreversíveis.
Lanquetin e o amigo, que tinha carta de condução mas não conduziu o carro, dirigiam-se à capital francesa quando provocaram o acidente. "Estava demasiado confiante nas minhas capacidades", justificou Lanquetin relativamente à sua decisão de conduzir.
Dispensado pelo ADO
O ADO Den Haag, clube onde Lanquetin esteve emprestado pelo Estoril nos últimos quatro meses, anunciou esta terça-feira, em comunicado, que afastou Lanquetin "na sequência das notícias recentes sobre um incidente em França em 2023" e que irá rescindir o empréstimo. O clube afirmou ainda que desconhecia o incidente e o processo judicial antes de contratar Lanquetin.

