Mais

Afonso Sousa, herói do título do Lech Poznań, apontado a Sporting e AEK

Afonso Sousa foi o herói do título do Lech Poznań
Afonso Sousa foi o herói do título do Lech PoznańPaweł Jaskółka, PressFocus / ddp USA / Profimedia
Foi, sem dúvida, um dos principais protagonistas da época de campeão do Lech Poznań, e não apenas do último jogo. Afonso Sousa, médio português de 25 anos, deverá deixar o Poznań este verão e a principal dúvida é quanto é que o Kolejorz vai ganhar com ele.

Ontem, Afonso Sousa garantiu uma vitória para o seu clube, sobre a importância do título de campeão, mas toda a época no seu desempenho foi impressionante.

Apesar de ter tido uma prestação fraca em jogos individuais, o sistema de classificação Flashscore reconheceu-o como o melhor jogador em campo em seis ocasiões, com base na eficácia e importância das suas jogadas.

Afinal, a soma de 13 golos e cinco assistências não foi à toa, e a beleza dos seus golos é o valor acrescentado. O próprio português sublinhou ao longo da época que tinha reencontrado a alegria do jogo que lhe tinha faltado na época de 2024/25.

Os números de Afonso Sousa
Os números de Afonso SousaFlashscore

Tudo indica que ontem assistimos à "última dança" do médio português de 25 anos em solo polaco, algo para o qual já estávamos preparados. O Lech adquiriu-o no início de 2022 com o objetivo de o vender bem, depois de ter formado um jogador com potencial na região de Wielkopolska. O contrato expira dentro de um ano, pelo que este é o momento de o vender.

Comprado por cerca de 1,2 milhões de euros, Afonso Sousa é hoje avaliado pelo Flashscore em 3,9 milhões de euros, mas não oficialmente, diz-se que em Poznań esperam uma soma na ordem dos 6 milhões de euros pelo médio português.

Será que se vai encontrar um comprador a esse preço? Deve ser visto mais como uma posição inicial de negociação. Quando, em meados de maio, surgiu a notícia de que o Sporting estava interessado no jogador, dizia-se que o limite máximo para os leões era de 5 milhões de euros. Um acordo com esta discrepância é concebível.

O Sporting não foi o único a figurar entre os potenciais compradores. Piotr Kozminski, do Goal, deu a entender que o AEK de Atenas estava interessado no médio, e o mercado ainda nem sequer arrancou formalmente.

Do ponto de vista do Kolejorz, não é apenas o preço obtido que importa, mas também o momento da venda, conforme relatado por Tomasz Włodarczyk. O clube de Poznan vai começar a sua luta pela Liga dos Campeões em julho, ao ser apurado para a segunda pré-eliminatória. Nesta situação, a presença de Afonso Sousa no plantel pode revelar-se muito valiosa.