Até há poucos dias, o assunto ainda pairava no ar de forma não oficial, e esta quinta-feira ficou confirmado o empréstimo de Vladan Kovacević ao Legia Varsóvia. O guarda-redes bósnio de 26 anos chega do Sporting, numa transferência que se espera que ajude ambas as partes.
Kovacevic precisa de tempo de jogo regular depois de ter perdido o seu lugar na baliza dos leões. Recorde-se que o jogador foi transferido do Rakow no verão, sendo um jogador altamente cotado, tendo o Sporting até colocado uma cláusula de transferência de 60 milhões de euros no seu contrato.
Atirado para a titularidade por Ruben Amorim, o bósnio disputou os 120 minutos no jogo da Supertaça de Portugal, no qual sofreu quatro golos e foi criticado. No início de setembro, uma pequena lesão tirou-lhe o lugar na baliza e não conseguiu despojar Franco Israel, registando os seus últimos jogos em novembro. No total, tem apenas 10 jogos no Sporting e apenas três sem sofrer golos.
O Legia, por outro lado, precisa urgentemente de um guarda-redes que mereça confiança desde o início. Sem desrespeitar as capacidades de Gabriel Kobylak, foi o seu erro que custou um golo ao Legia no último jogo, e no outono de 2024 os Wojski foram a pior das equipas de topo em termos de erros defensivos que terminaram em remates dos seus rivais.
Kovacević regressa à Ekstraklasa não só como o guarda-redes mais caro da liga, mas também como o segundo futebolista mais valorizado em termos globais. Hoje, o Flashscore estima o seu valor em 4,8 milhões de euros e apenas Antoni Kozubal vale mais no mercado (5,6 milhões de euros).
Uma afirmação importante para um Legia que se encontra no quarto lugar do campeonato com 33 pontos, a oito do líder Lech Poznan. A arrancar a segunda volta, Kovacevic pode ser o empurrão definitivo para lançar os homens de Gonçalo Feio na luta pelo título