Mais

Arábia Saudita: CR7 termina como melhor marcador e sem Champions (3-2), Paulo Sérgio salvo (2-3)

Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador
Cristiano Ronaldo foi o melhor marcadorFayez NURELDINE / AFP)
Cristiano Ronaldo sagrou-se o melhor marcador da Liga saudita ao marcar um golo na derrota com o Al Fateh (3-2), de José Gomes, enquanto o Al Nassr falhou a qualificação para a Liga dos Campeões Asiática, ao terminar em terceiro. Isto porque o segundo classificado, Al Hilal, com Rúben Neves, venceu o Al Qadisiya (2-0) e segurou o lugar, enquanto Danilo Pereira continuou os festejos de campeão do Al Ittihad ao bater o Damac (1-0). Abaixo na tabela, o Al Okhdood, de Paulo Sérgio, conseguiu garantir a manutenção graças a uma reviravolta de grande penalidade aos 90+15' (2-3)!

Al Fateh 3-2 Al Nassr

Depois dos três pontos conquistados na secretaria, o turma de Pioli teve algo pelo que lutar nesta última jornada. Otávio e Cristiano Ronaldo foram titulares na visita à equipa comandada por José Gomes, que contou com Jorge Fernandes no eixo defensivo e já tinha garantido a manutenção.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

A primeira parte foi praticamente de sentido único desde os primeiros instantes - em que Mané desperdiçou uma boa ocasião -, mas foi preciso esperar até perto do descanso para ver a bola a beijar as redes. E quem mais, senão o suspeito do costume? Num pontapé de canto, Al Fatil desviou de cabeça e Cristiano Ronaldo apareceu, livre de marcação, no coração da pequena área para inaugurar o marcador, aos 42'. Golo 936 do lendário avançado português.

No entanto, nos últimos instantes dos descontos, Matías Varga apareceu completamente sozinnho na pequena área para desviar de primeira um cruzamento vindo da esquerda, com os defesas a ver jogar. No reatamento, Sadio Mané voltou a ter o golo nos pés, mas atirou para mais uma boa defesa de Al Aqidi. Do outro lado, o recém-entrado Matheus Machado fez uma excelente finta de corpo para se isolar perante Bento, mas atirou ao lado do ferro.

Aos 75', Ronaldo conduziu um contra-ataque letal, soltando no momento certo para o cruzamento rasteiro de Boushal que Mané só teve de encostar para fazer o 1-2. No entanto, os anfitriões não baixaram os braços e, pouco depois, Batna assumiu a cobrança de um livre direto e rematou forte e colocado para o lado do guarda-redes, sem hipóteses para Bento. Logo a seguir, valeu o guardião a evitar a reviravolta num remate de Sbai.

Ainda assim, o golo da reviravolta acabaria por surgir mesmo num contra-ataque dos anfitriões já perto do apito final e com muita passividade da defesa contrária. Matheus Machada teve espaço para armar um remate defendido por Bento com ajuda do poste e ainda aproveitar a recarga para fazer o 3-2 final.

O Al Nassr falhou o assalto ao segundo lugar e, consequentemente, falha o acesso à Liga dos Campeões Asiática, enquanto Cristiano Ronaldo terminou como melhor marcador do campeonato, com 25 golos, mais dois do que Ivan Toney, do Al Ahli.

Classificação final da Liga saudita
Classificação final da Liga sauditaFlashscore

Al Hilal 2-0 Al Qadisiya

Com Rúben Neves a titular, o Al Hilal sabia que um triunfo garantiria o segundo lugar e a presença na próxima edição da Liga dos Campeões asiática. No entanto, a tarefa não se adivinhava fácil, já que o defrontava uma das equipas sensações da época, que ocupava o terceiro posto antes do caso na secretaria que beneficiou o Al Nassr.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O inevitável Mitrovic abriu a contagem, aos 25 minutos, na conversão de uma grande penalidade. Na segunda parte, Al Dawsari levantou o esférico para uma entrada de rompante de Sergej Milinkovic-Savic, que dominou de peito, entrou na área e fuzilou para o 2-0. 

Al Khaleej 2-3 Al Okhdood

Os visitantes, comandados por Paulo Sérgio, precisavam de ganhar e de uma derrota do Al Wehda para não cair para a segunda divisão, mas a equipa de Pedro Rebocho e Fábio Martins não se mostrava muito disponível para dar uma mão ao treinador português.

No arranque da segunda parte, Kostas Fortounis abriu o ativo e deixou os visitantes em posição muito complicada. Pouco depois, o avançado grego bisou e sentenciou praticamente o destino do Al Okhdood que, no entanto, ainda reagiu com um golo de Al Qaydhi logo a seguir.

A turma de Paulo Sérgio ainda conseguiu chegar ao empate já depois da hora, por Saleh Al Abbas, assistido por Saviour Godwin (ex-Casa Pia), que deu o mote à equipa para procurar a reviravolta. Ao 15.º minuto de descontos(!), os visitantes beneficiaram de uma grande penalidade para a reviravolta e salvação, convertida por Mohammed al Jahif.

Al Ittihad 1-0 Damac

O campeão Al Ittihad, com Danilo Pereira no onze, despediu-se de uma temporada de sucesso com um triunfo sobre o 14.º classificado Damac.

Num estádio completamente lotado e em ambiente de festa, os campeões continuaram as celebrações graças a uma boa combinação de Unai Hernández, que lançou no momento certo para a desmarcação de Steven Bergwijn que, de primeira, fez o único golo da partida.