Mais

Arábia Saudita: Jhon Durán em dificuldades no Al Nassr

Jhon Durán na Arábia Saudita
Jhon Durán na Arábia SauditaPhoto by AFP
O avançado, contratado em janeiro pelo Al Nassr, clube de Cristiano Ronaldo, foi eliminado nas meias-finais da Liga dos Campeões da Ásia e tem sido questionado por ter perdido várias oportunidades nos últimos jogos.

Jhon Durán deixou a Premier League por pouco mais de 77 milhões de euros. O Al Nassr, da Arábia Saudita, colocou a casa à venda, fez um investimento avultado e, inicialmente, assistiu à abundância de golos do avançado colombiano. Em 14 jogos, marcou nove golos, o que não é mau, mas, numa outra perspetiva, o papel do antigo jogador do Aston Villa nos momentos mais importantes da época está a ser questionado.

As críticas multiplicam-se. Durán, que era um dos "pilares" do projeto saudita graças à sua juventude e ao seu bom desempenho no Aston Villa de Unai Emery (marcou 12 golos em 29 jogos pelos villans), terá sofrido uma mudança radical em relação ao seu futuro e às suas alternativas. De acordo com a imprensa árabe, o Al Nassr está disposto a fazer uma boa oferta pelo atacante.

Os adeptos do Al Nassr, pelo menos um sector importante, consideram que o jogo de Jhon Durán é semelhante (em termos de caraterísticas técnicas, guardadas as proporções) ao de Cristiano Ronaldo. Neste contexto, os adeptos não consideram que o avançado se sinta confortável em campo. Duran, por exemplo, perdeu cinco oportunidades no jogo das meias-finais da Liga dos Campeões da Ásia contra o Kawasaki Frontale.

Duran, aliás, foi o atacante que mais perdeu oportunidades em abril (não marca desde 14 de março). A sua situação no futebol árabe é complexa e, de momento, não há rumores sobre o seu futuro. A contratação do atacante colombiano é cara. Segundo o Flashscore, um portal especializado em transferências e no mercado desportivo, o colombiano vale 38 milhões, um valor que nem todos os clubes de topo da Europa podem pagar por um jogador de 21 anos.

"Jhon Durán passou por um período difícil, a sorte esteve contra ele, mas marcou contra o Yokohama e recuperou a memória goleadora", disse Stefano Pioli, treinador do Al Nassr, em defesa do avançado colombiano.

Com a seleção, aliás, ele marcou no dia 25 de março, no empate (2-2) entre Colômbia e Paraguai em Barranquilla. Durán é importante para Néstor Lorenzo, que mantém a confiança no atacante apesar da sua saída para o futebol árabe.