Mais

Arábia Saudita: João Costa e Wijnaldum dão a volta ao Al Nassr e CR7 (2-3), Galeno brilha no Al Ahli (0-2)

Atualizado
João Costa ganhou o duelo a Cristiano Ronaldo
João Costa ganhou o duelo a Cristiano RonaldoFayez NURELDINE / AFP
O Al Ettifaq surpreendeu o Al Nassr com uma reviravolta por 2-3 graças a um bis de Georginio Wijnaldum num jogo em que Cristiano Ronaldo ficou em branco e Jhon Durán acabou expulso, na 21.ª jornada da Liga Saudita. CR7 e companhia atrasam-se ainda mais na luta pelo título ao manter o quarto lugar a oito pontos do líder Al Ittihad. Antes, o Al Ahli voltou às vitórias no campeonato saudita às custas do Damac, treinado pelo português Nuno Almeida, que foi derrotado por 0-2. Galeno, ex-FC Porto, marcou e assistiu.

Al Nassr 2-3 Al Ettifaq

Jornada de festa no país árabe, já que se celebra o Dia da Fundação da Arábia Saudita esta sexta-feira. Sem o lesionado Otávio, mas com o eterno Cristiano Ronaldo no onze, a turma de Pioli subiu ao relvado para defrontar o 10.º classificado, já sem Steven Gerrard no comando (Saad Al-Shehri é o treinador), e com o luso-brasileiro João Costa como titular.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O capitão da seleção nacional começou a partida com cara de poucos amigos perante Wijnaldum e adivinhava-se um despique quentinho, embora como Jhon Durán como grande figura, ele que desperdiçou duas boas ocasiões na primeira parte depois de uma série de quatro golos em dois jogos. Já o português ficou perto de assistir num livre e travou dois duelos com Marek Rodak, acertando nas mãos do guarda-redes.

Ainda assim, quem acabou por brilhar antes do descanso acabou mesmo por ser o guardião Bento que, depois de uma bola ao poste, defendeu um primero remate e voou para uma intervenção incrível na recarga de Radhi Al Otaibi.

Sem golos ao descanso, a segunda parte começou a todo o gás. Poucos segundos após o reatamento, Sadio Mané fez um cruzamento traiçoeiro para a entrar de Ayman que, a meias com o defesa Khateeb, cabeceou para inaugurar o marcador. A resposta surgiu minutos depois, por intermédio do melhor marcador do Al Ettifaq, Georginio Wijnaldum, que apareceu isolado após um grande passe de Medrán e, apesar dos pedidos de fora de jogo, fintou Bento e empatou a partida.

Ayman ainda viu o bis anulado por fora de jogo, mas menos de 10 minutos depois do empate, Brozovic levantou um canto para a grande área, onde apareceu o central Al Fatil - na sua melhor imitação de Ronaldo - a saltar sozinho e a devolver a vantagem com um grande cabeceamento. 

Porém, como no melhor pano cai a nódoa, Fatil passou de herói a vilão, aos 82 minutos, quando teve uma abordagem deficiente a um cruzamento pouco ameaçador e traiu Bento. O Al Nassr descarrilou, o Al Ettifaq aproveitou o desnorte e, já depois de Bento ter negado o golo em duas ocasiões, acabou mesmo por fazer a reviravolta com um grande remate de Gini Wijnaldum, que bisou e ganhou a batalha individual a Ronaldo. Nos festejos, Jhon Durán foi expulso. 

Com 11 minutos de descontos, os anfitriões ainda acreditaram no empate apesar da desvantagem numérica, mas a melhor ocasião que criaram foi negada para um excelente corte de Al Otaiba, que impediu o remate de CR7 na pequena área.

Damac 0-2 Al Ahli

Na tentativa de voltar a entrar na luta pelo pódio do campeonato saudita, o Al Ahli respondeu à derrota da última jornada frente ao Al Nassr e aproximou-se provisoriamente da equipa de Cristiano Ronaldo e Otávio, ao vencer para ficar a três pontos do quarto classificado.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O internacional brasileiro Galeno, antigo jogador do FC Porto, foi o grande destaque da partida. 

Depois de se estrear a marcar na Liga dos Campeões asiática frente ao Al Gharafa, o extremo assistiu Ivan Toney (4') para o 0-1 e sentenciou o marcador aos 90+5'. O antigo jogador dos dragões aproveitou um mau atraso para apontar o primeiro golo no campeonato saudita.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroFlashscore