Mais

Assinou pelo CSKA e pode ser preso se voltar à Suíça

Celestini assinou pelo CSKA
Celestini assinou pelo CSKACSKA Moscovo
Fabio Celestini protagonizou uma mudança polémica ao deixar o Basileia e assinar pelo CSKA. Corre o risco de sanções no país natal.

Fabio Celestini passou de herói a vilão. Depois da dobradinha com o Basileia, o treinador de 49 anos decidiu deixar o clube e assinar pelo CSKA Moscovo, numa mudança que provocou polémica.

Além da opção pela Rússia, atualmente um pária internacional pela invasão da Ucrânia, Celestini optou por um clube detido pelo banco estatal (VEB). Um dos pilares da economia russa, está diretamente ligado com o financiamento da guerra e foi colocado na lista de países sancionados pela União Europeia e… Suíça.

É aqui que surge um problema. De acordo com a lei helvética, um cidadão está proibido de receber compensação por parte de agentes económicos sancionados. Ou seja, Celestini está legalmente impedido de transferir o salário que recebe na Rússia para o país natal.

Se o fizer pode ser enfrentar uma pena de prisão de até cinco anos na Suíça. O mesmo pode acontecer em Espanha, onde reside, cuja sanção pode ir até aos seis anos.