Mais

Danilo Pereira continua atento ao FC Porto: "Vai ser, sem dúvida, melhor e mais competitivo"

Danilo Pereira conquistou a dobradinha ao serviço do Al Ittihad
Danilo Pereira conquistou a dobradinha ao serviço do Al IttihadGetty Images via AFP

Danilo Pereira, médio internacional português de 33 anos, prepara-se para cumprir a segunda temporada no Al Ittihad, da Arábia Saudita, depois de quatro anos ao serviço do PSG.

Em declarações à sua assessoria, à margem do estágio de pré-época que o Al Ittihad realizou no Algarve, Danilo Pereira falou do campeonato português, mais precisamente do FC Porto, clube que representou entre 2015 e 2020, altura em que rumou aos franceses do Paris Saint-Germain.

"Tenho acompanhado, principalmente o FC Porto. Na Arábia Saudita, os jogos dão um bocado tarde, acabam às 2 ou 3 da manhã e não consigo ver muitos jogos da Liga, mas pelo FC Porto faço uma exceção e vejo os jogos até tarde", assumiu Danilo Pereira, que abordou o período turbulento dos dragões na última temporada.

"Não é que a má fase me surpreenda, porque tem de passar por esta fase para dar um salto maior. É uma transição muito difícil, de uma direção com um legado muito grande no futebol português e internacional para uma nova. Por isso, a transição nunca seria fácil. Temos de entender que as coisas não se constroem de um dia para o outro e que demoram o seu tempo", explicou o médio internacional português.

"Nesta época que vem, o FC Porto vai ser, sem dúvida, melhor e mais competitivo do que na época passada. Vai estar mais experiente, ter jogadores com uma maior estaleca e isso vai mudar também o ambiente entre a massa associativa e tudo o que está à volta do clube", acrescentou Danilo Pereira, que conhece bem Gabri Veiga, que chegou ao FC Porto oriundo do Al Ahli, rival do Al Ittihad na cidade de Jeddah.

Os números de Danilo Pereira
Os números de Danilo PereiraFlashscore

"Surpreendeu-me pela positiva a personalidade que ele tem e a relação com bola. Apesar da componente técnica, é um jogador que não deixa de se entregar muito ao jogo defensivamente, que é algo essencial para os adeptos do FC Porto. Fazendo agora a pré-época e tendo mais tempo de preparação, vai ter uma forma física e um conhecimento dos colegas muito melhor do que vimos no Mundial de Clubes. Acho que é um grande jogador e que vai singrar no FC Porto", defendeu Danilo Pereira, que se sagrou campeão e venceu a Taça da Arábia Saudita no seu ano de estreia pelo Al Ittihad.

"Foi uma época muito produtiva, em que ganhámos uma dobradinha que não ganhávamos há algum tempo. Foi muito importante chegar e conquistar dois títulos na minha primeira época para poder marcar posição. E foi também muito importante para o clube com a maior massa adepta da Arábia Saudita, que é um clube muito exigente e que encaixa na minha personalidade e mentalidade", afirmou Danilo, que já se mostra adaptado à nova realidade.

"As pessoas não têm muita noção de como é a vida e o futebol na Arábia Saudita. Mas confesso que eu também tinha uma ideia totalmente diferente do que é a vida e o futebol no país, mas surpreendeu-me bastante quando cheguei. Encontrei um futebol muito bom, jogadores muito competitivos e uma cidade de Jeddah, muito internacional, onde estou à vontade para fazer o que quero sem grandes problemas. Isso também foi muito importante para a minha mudança de mentalidade, porque a informação que muitas vezes nos passam é totalmente diferente do que vivemos no dia a dia", explicou o médio, que tem sido aposta a central, antes de abordar a próxima temporada.

"Mesmo jogos com clubes com menos renome são complicados. (…) E cada jogo com o Al Ahli, o Al Nassr e o Al Hilal é uma final. Os jogos são muito divididos, têm jogadores de alto calibre e nunca se sabe quem vai ganhar o jogo ou ser campeão e isso dá mais emoção à Liga. Este ano vai haver mais competitividade, porque há mais clubes a investir e isso vai trazer uma competitividade mais acesa", defendeu.