Mais

Escócia: Paulo Bernardo titular na derrota do Celtic frente ao Rangers no dérbi Old Firm (3-0)

Os jogadores do Rangers comemoram a famosa vitória
Os jogadores do Rangers comemoram a famosa vitóriaIAN MACNICOL / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Rangers venceu o Celtic, líder do campeonato escocês, por 3-0, com um golo soberbo de Ianis Hagi.

Recorde aqui as incidências do encontro

Hagi colocou o Rangers no caminho certo para exorcizar os demónios no dérbi com um remate de longa distância no início da primeira parte em Ibrox. Robin Propper marcou após o intervalo e Danilo garantiu a primeira vitória contra o Celtic em sete tentativas para o treinador do Rangers, Philippe Clement.

A única nuvem negra num dia memorável para o Rangers foi a agressão vinda da bancada ao médio do Celtic Arne Engels, atingido por um objeto atirado das bancadas nos minutos finais.

Derrotado pela primeira vez no campeonato esta temporada, o campeão Celtic ainda mantém 11 pontos de vantagem sobre o segundo classificado Rangers. Embora uma recuperação seja improvável, este foi um triunfo catártico depois da derrota por 3-0 no terreno do Celtic, em setembro, e outro desaire nas grandes penalidades na final da Taça da Liga.

Estes resultados fizeram parte de uma série miserável para o Rangers no dérbi de Glasgow e esta primeira vitória sobre o Celtic desde maio de 2023 foi apenas o segundo triunfo nos últimos 15 encontros.

Depois da derrota no Boxing Day, em St Mirren, e do empate com o Motherwell, a segunda vitória do Rangers em seis jogos aliviou um pouco a pressão sobre o técnico Clement. A primeira derrota do Celtic em 19 jogos em todas as competições, desde a derrota por 7-1 com o Borussia Dortmund na Liga dos Campeões, foi um começo doloroso em 2025.

É apenas a segunda vez que o Celtic perde o jogo de abertura num ano civil nos últimos 27 anos. Rodgers insistiu que o Celtic não iria "amolecer" por causa da enorme vantagem na corrida pelo título. Mas os Hoops mostraram-se invulgarmente letárgicos a partir do momento em que Hagi os apanhou desprevenidos para dar a vantagem ao Rangers, aos sete minutos.

Nico Raskin avançou com intenção e fez um passe inteligente para Hagi, que desferiu um tiro rasteiro a 25 metros que apanhou Kasper Schmeichel de surpresa. O primeiro golo de Hagi pelo Rangers no campeonato desde maio de 2023 terá enchido o pai Gheorghe Hagi - que jogou no Real Madrid e no Barcelona na década de 1990 - de orgulha, que assistia nas bancadas do Ibrox.

A equipa de Clement esteve a centímetros de duplicar a vantagem momentos depois, quando o remate desviado de Vaclav Cerny embateu na barra a partir da entrada da área. Apesar de ter estado em desvantagem durante longos períodos, o Celtic quase empatou com o único remate à baliza na primeira parte, quando o foguete de Reo Hatate obrigou a uma bela defesa de Liam Kelly.

O Rangers não se intimidou: Raskin subiu para um canto e o seu cabeceamento foi desviado por Schmeichel para Propper, que deslizou para converter à queima-roupa. Danilo manteve a festa a todo o vapor para os adeptos aos 81 minutos, ao aproveitar uma bola à queima-roupa para marcar com o primeiro toquedepois de sair do banco.