Mais

Exclusivo com Troost-Ekong: "Ronaldo é o tipo de jogador que queres ter na liga"

William Troost-Ekong em entrevista ao Flashscore
William Troost-Ekong em entrevista ao FlashscoreFoto por YASSER BAKHSH / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O capitão do Al Kholood, William Troost-Ekong, afirma que a influência de Cristiano Ronaldo no futebol da Arábia Saudita vai além da conquista de troféus com o Al Nassr.

O astro português fez manchetes quando se juntou ao clube de Riade em 2023, após uma saída sem cerimónias do Manchester United, marcando um momento decisivo na sua notável carreira.

Com a sua chegada, a Saudi Pro League ganhou uma atenção global sem precedentes, atraindo adeptos de futebol, outros jogadores de elite e cobertura mediática como nunca antes.

Apesar das altas expectativas, Ronaldo ainda não conquistou um troféu nacional com o Al Nassr, o que suscitou debates sobre o seu sucesso.

No entanto, o jogador da seleção nigeriana acredita que julgar o seu impacto apenas pelos troféus não leva em conta a influência mais ampla que teve no futebol saudita.

"Ele é o tipo de jogador que queres ter na liga, porque chama a atenção e acho que ele traz o melhor de todos", disse Troost-Ekong ao Flashscore numa entrevista sem rodeios.

"Ele é tão respeitado e tão competitivo ao mais alto nível. Ainda não levantou um troféu? Tenho a certeza de que isso o deixa frustrado, mas acho que também é preciso respeitar as outras equipas do campeonato".

"Temos o Al Ittihad, uma equipa histórica que venceu o campeonato esta época com jogadores como (Karim) Benzema, Ngolo Kante, Fabinho, Steven Bergwijn e outros".

"O mesmo se aplica ao Al Hilal, que ganhou muitos títulos nos anos anteriores com todas as suas estrelas. Também ganharam a Taça da Ásia, por isso há equipas fantásticas no campeonato e não é fácil".

"Um homem só, o Ronaldo, não pode ganhar a liga ou uma taça. Tenho a certeza de que ele vai estar entusiasmado para o fazer antes de deixar o Al Nassr".

Apesar de ainda não ter conquistado um título, o internacional português possui vários recordes pessoais, incluindo o de ser o primeiro jogador na história do futebol a marcar contra 200 adversários diferentes.

Na temporada 2023/24, Ronaldo marcou 35 golos na liga, ultrapassando o recorde de Abderrazak Hamdallah para o maior número de golos marcados numa única temporada da Saudi Pro League.

Entre rumores sobre uma possível saída do Al Nassr, o jogador de 40 anos deverá assinar uma renovação de contrato, que o manterá no clube pelo menos até ao Mundial-2026.

Sobre enfrentar Ronaldo várias vezes

Troost-Ekong também partilhou a sua experiência única de enfrentar Ronaldo várias vezes ao longo da sua carreira, desde a Serie A em Itália até à Premier League e, agora, à Saudi Pro League.

A primeira vez que o nigeriano enfrentou o português foi durante a sua passagem pela Udinese, quando Ronaldo jogava pela Juventus.

"Tive a sorte de jogar contra Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores do mundo. Joguei contra ele em Itália, durante o seu tempo na Juventus e na Udinese", lembra.

Os números de Troost-Ekong
Os números de Troost-EkongFlashscore

"Também no Watford e ele no Manchester United. Consegui vencê-lo uma vez na Udinese e no Watford".

A rivalidade tomou um rumo inesperado quando se reencontraram na Arábia Saudita. Na opinião do jogador, o avançado ajudou muito a impulsionar o campeonato.

"Ele é o pioneiro na Arábia Saudita, da mesma forma que foi para Itália para revitalizar a Série A quando deixou o Real Madrid".

Reflexões sobre a primeira temporada na Arábia Saudita

O defesa descreve a sua primeira temporada na Arábia Saudita como uma experiência memorável, adaptando-se a uma nova cultura futebolística e competindo ao lado de alguns dos melhores jogadores do mundo.

Troost-Ekong chegou ao Al Kholood depois de deixar o PAOK, clube da Superliga grega, a custo zero. A mudança marcou um novo capítulo na sua carreira, proporcionando novos desafios e oportunidades no Médio Oriente.

"Jogar na Arábia Saudita é uma experiência diferente e é bom fazer parte de um projeto com grandes nomes e jogadores de sucesso", acrescentou.

"Gostei da minha primeira época com a minha equipa. Terminámos no meio da tabela. Para a primeira época na primeira divisão, é algo especial e estou ansioso por continuar a viagem na próxima época".

"Como capitão de equipa, vou aprender mais sobre a cultura do futebol na Arábia Saudita", concluiu.

Na época recentemente concluída, o jogador nigeriano participou em 32 jogos pela equipa de Noureddine Zekri, marcando dois golos em jogos contra o Al Hilal e o Al Kholood.