O filtro essencial é que tenham sido disputados pelo menos oito jogos e, em caso de empate, foi escolhida a opção com mais golos. No top 10 das melhores classificações, a grande maioria dos jogadores veste as cores de uma equipa do Fútbol Club Barcelona que está prestes a conquistar o título mais uma vez. E, para que não restem dúvidas, o pódio deste ranking tem exclusivamente tons blaugrana. Eis a lista por equipa, classificada por ordem da sua posição atual na classificação:
Barcelona - Alexia Putellas (8,2)
São muitas as jogadoras que se destacaram até agora nesta época, mas a única que ultrapassou a barreira dos oito pontos foi a vencedora da Bola de Ouro em 2021 e 2022. A culpa é, em parte, da sua forma goleadora, com nove golos e sete assistências até agora.
Real Madrid - Olga Carmona (7,5)
A internacional espanhola é uma referência permanente na lateral esquerda do Real Madrid. O seu jogo pelas alas tende a dar frutos no ataque e as suas prestações fizeram dela a jogadora mais bem cotada do plantel madridista. Ela também se iguala à sua companheira de equipa na seleção, Ona Batlle, com um notável 7,5, e é a melhor entre as que não jogam no Barcelona.
Atlético de Madrid - Rasheedat Ajibade (7,4)
A avançada nigeriana é a grande referência da equipa colchonera, que perdeu nas meias-finais da Supertaça de Espanha frente ao atual campeão (desperdiçou, aliás, uma situação idílica). Ajibade já balançou as redes seis vezes, pelo que projeta dois dígitos para o resto do torneio.
Real Sociedad - Manuela Vanegas (7,3)
A defesa colombiana sofreu recentemente uma rotura do ligamento cruzado anterior e ficará fora até pelo menos o final de 2025. É uma perda dura para a equipa de San Sebastián, que espera disputar as eliminatórias para a Liga dos Campeões dentro de alguns meses. A Cafetera, sólida na defesa, esteve envolvida em quatro golos.
Athletic Club - Nerea Nevado (7,4)
A alguns quilómetros de distância e a poucos metros do campo - joga como lateral em vez de central -, surge a jogadora nascida em Santurtzi. Participou em seis dos golos do Athletic, tem um desempenho notável e está muito perto do seu vizinho na tabela.
Granada - Edna Imade (7,2)
Uma das grandes sensações do campeonato, marcou nos últimos sete jogos, incluindo o jogo da Taça contra o Sevilha. Com 11 golos na competição nacional, sonha mesmo em ser a melhor marcadora, embora Ewa Pajor não esteja a facilitar as coisas. A sua companheira de equipa, Lucía Pérez, também tem 7,2 golos.
Costa Adeje Tenerife - Dom Monday (7,2)
Outra avançada nigeriana que está em boa dinâmica goleadora e que, naturalmente, se afirmou como o principal trunfo que a equipa do Tenerife tem na zona ofensiva. Sete golos e um par de assistências até ao momento, números que são decisivos para ver os insulares nesta boa posição na classificação.
Sevilha - Esther Sullastres (6,8)
A guarda-redes destaca-se em várias estatísticas debaixo dos postes (é a que apanha mais bolas e é a segunda em defesas efetuadas). Surpreendentemente, porém, viu três cartões amarelos até agora, pelo que terá de ter cuidado se quiser evitar um castigo por acumulação de advertências.
Madrid C.F.F. - Malou Marcetto (6.9)
A médio dinamarquesa está a fazer algumas boas exibições e foi eleita MVP na vitória por 2-1 sobre o Sevilha. O facto de a equipa de Madrid não ter uma goleadora principal faz com que Marcetto seja a jogadora mais destacada do plantel, de acordo com as classificações do Flashscore.
Levante Badalona - Young-Ju Lee (7,0)
A sul-coreana está apenas um décimo à frente das companheiras Maria Llompart e Ana González, embora esta última também tenha ficado de fora por apenas um jogo. Lee, que é jogadora da seleção principal do seu país, não conseguiu balançar as redes até agora nesta temporada, mas tem uma média alta nos seus 13 jogos.
Espanhol - Ainoa Campo (7,0)
A médio, que está à beira da suspensão depois de acumular quatro advertências, está no topo do clube. E é em parte culpada pelos seus dois golos e duas assistências, que valeram pontos aos Pericas (veja-se a importante vitória fora contra o Deportivo).
Eibar - Bernadette Amani (6,9)
Embora haja companheiras de equipa que desempenham um papel mais importante no ataque, a antiga jogadora do DUX Logroño é quem domina. A sua consistência em campo é um dos grandes argumentos a favor desta situação privilegiada. Contra o Levante, no último jogo em 2024, alcançou a sua melhor marca da época (7,6).
Real Betis - Rosa Márquez (7,0)
A jogadora de 24 anos é uma das esperanças de salvação do Real Betis, embora esteja longe de ser a responsável por marcar golos devido à sua posição no campo. Mesmo assim, Márquez esteve envolvida em três dos golos da sua equipa e foi MVP em dois jogos esta época.
Dépor - Millene (6,9)
A brasileira tem três golos e uma assistência, mas não é a única a passar com distinção. A guarda-redes Inês Pereira domina em termos de defesas efetuadas (132) e, com a mesma marca, também tem feito um bom trabalho. Lucía Martínez também merece uma menção especial, com uma média de 6,9.
Levante - Paula Fernández (6,9)
O Levante soma quatro derrotas consecutivas e vive uma situação que nada tem a ver com as épocas anteriores, quando o objetivo era a participação na Liga dos Campeões. Dentro desta mediocridade, a ex-jogadora do Málaga ou do Rayo Vallecano traz uma ligeira auréola de luz. Todos os esforços estão concentrados em conseguir a permanência.
Valência - Pauleta (6,7)
As suas boas aparições não foram suficientes para abrir a sua conta particular. A verdade é que um avançado vive de golos e a sua equipa precisa de deixar a lanterna vermelha. Com 14 jogos até agora e habituada a jogar 90 minutos, a atacante de 26 anos tem o seu trabalho facilitado na segunda metade da época.