O Barcelona fica sem a jogadora devido a uma contrariedade ocorrida no último treino da semana, horas antes do jogo contra o Espanhol. O dérbi catalão, correspondente à 18ª jornada da LaLiga, surge após a inesperada derrota caseira frente ao Levante (1-2).
O jogo é importante para os Culés por várias razões: a rivalidade com os seus vizinhos, o desejo de voltar às vitórias e a necessidade de manter a vantagem de cinco pontos sobre o Real Madrid, que venceu por 2-1 no fim de semana e ficou a dois pontos de distância.
O clube confirmou que o tempo de recuperação é de cerca de três semanas, pelo que Alexia não jogará durante o resto do mês. Por conseguinte, é certo que não jogará contra o Espanhol e no duplo jogo (um deles na Taça da Raínha) contra o Madrid C.F.F. Consequentemente, não estará disponível contra a Bélgica e a Inglaterra na pausa internacional.
Putellas, cuja presença na visita de 2 de março ao Eibar ainda não é certa, disputou 14 jogos na época regular, marcando nove golos e dando sete assistências. Por outro lado, marcou na final da Supertaça de Espanha (5-0 no El Clasico) e marcou três vezes na Liga dos Campeões.