Mais

Feminino: Taça da Liga francesa vai ter a final na Costa do Marfim

A Taça da Liga feminina arranca esta época
A Taça da Liga feminina arranca esta épocaPhoto par MELANIE LAURENT / A2M Sport Consulting / DPPI via AFP
A Liga Francesa de Futebol Profissional Feminino oficializou na terça-feira o lançamento de uma taça da liga feminina que terá início a 13 de setembro. A final vai ter lugar na Costa do Marfim.

Anunciada em abril por Jean-Michel Aulas aquando da entrega dos troféus da Liga de Futebol Profissional Feminino, a Taça da Liga foi oficializada esta terça-feira através de um comunicado de imprensa. A prova , cuja final será disputada em Abidjan, na Costa do Marfim, estava inicialmente prevista para ter o nome de um grande patrocinador, mas este não foi revelado pela FFF. A versão feminina da Taça da Liga reunirá as 12 equipas da Première Ligue da Arkema e as 12 equipas da Seconde Ligue.

A LFFP indica que o objetivo da competição é: "Criar uma competição que favoreça a emulação entre as duas divisões, densificar o calendário dos clubes não europeus e favorecer a emergência de novas jogadoras". Uma vez que os dois campeonatos da primeira e segunda divisões estão limitados a 12 clubes, isto permite às jogadoras jogar mais, com um prémio monetário significativo.

Calendário da Taça LFFP
Calendário da Taça LFFPLFFP

As equipas são divididas em cinco grupos por "proximidade geográfica" para limitar as deslocações, sendo que cada grupo de quatro ou cinco tem pelo menos um clube que joga na primeira divisão. A melhor equipa de cada grupo qualifica-se diretamente para os quartos de final. Os clubes europeus (OL Lyonnes, Paris Saint-Germain e Paris FC) estão isentos da fase de grupos e passam diretamente aos quartos de final.

Os jogos serão decididos por um vencedor, com 3 pontos para uma vitória no tempo regulamentar, ou 0 para uma derrota, ou 2 pontos para uma vitória no desempate por grandes penalidades e 1 ponto para o derrotado do desempate por grandes penalidades.

Infelizmente, os jogos desta nova competição não serão transmitidos e terão lugar sobretudo durante o dia, a fim de limitar os custos de deslocação das equipas que se deslocam ao estrangeiro. A competição propriamente dita terá início a 13 de setembro, após um dia de jogos do campeonato.