Mais

Feminino: Uma "transformação histórica" e uma nova identidade para o Lyon

A equipa de Lyon festeja o título nacional da época 2024/25
A equipa de Lyon festeja o título nacional da época 2024/25OLIVIER CHASSIGNOLE/AFP
Esta segunda-feira, Michele Kang revelou os novos projetos que foram postos em prática para mudar o rosto do Olympique Lyon. O programa inclui um novo logótipo, um novo nome e um novo centro de formação.

Michele Kang decidiu fazer uma revolução no Olympique Lyon. Responsável pela secção feminina, a empresária anunciou esta segunda-feira uma série de mudanças profundas para o Lyon, a começar pela mudança de nome da equipa.

A equipa feminina passará a chamar-se OL Lyonnes para evitar que "a equipa feminina seja secundária em relação à equipa masculina".

Esta identidade é acompanhada da ideia de "uma nova história, a mesma lenda". É acompanhada de um novo logótipo, para melhor redefinir a identidade do clube.

"Ao substituir o i de Lionesses por um y, queremos que todos compreendam que somos Lyonnaises, com a nossa própria identidade. Assim, o nome OL Lyonnes é um todo: fazemos parte da família OL e da cidade de Lyon", revelou nas colunas do Le Progrès. O nome também faz referência à outra equipa londrina de Kang, as London City Lionesses.

O novo logótipo do OL Lyonnes
O novo logótipo do OL LyonnesOL Lyonnes

A transformação não pára com esta nova identidade. Pelo contrário, a partir da próxima época, a equipa passará a jogar no Estádio Groupama. Uma grande mudança, uma vez que as Fenottes ainda podiam disputar jogos no seu centro de treinos. A partir de agora, isso não será mais o caso.

"Não podíamos esperar 3, 4, 5 ou 6 anos. Em todo o caso, trata-se de uma decisão histórica, pois o OL Lyonnes será a primeira equipa feminina da Europa a estabelecer a sua sede permanente num estádio anteriormente reservado ao futebol masculino. Este acordo simboliza também uma vontade comum de construir um ambiente inovador em que as duas entidades se apoiam mutuamente numa dinâmica de crescimento partilhado", explicou.

Kang falou numa conferência de imprensa na tarde desta segunda-feira sobre as infra-estruturas do centro de formação. Também aí tenciona revolucionar as coisas.

"Quando cheguei a Lyon, reparei que o ambiente do OL feminino, que conseguiu conquistar tantos troféus, tinha apenas 11 pessoas 100% dedicadas às raparigas. Para nós, fazia sentido levar esta equipa a um novo nível. Vamos assumir a academia do OL em Meyzieu e esse será o centro de formação feminino", revelou.

Este centro de formação deverá estar pronto em 2027/28.

Por fim, sublinhou que considera que "a viabilidade financeira e comercial é absolutamente essencial, e nós vamos lá chegar".