A vencedora do nosso prémio Jogadora do Ano é a Aitana Bonmatí, média do Barcelona e da seleção de Espanha, com 73,5% dos votos do nosso painel de especialistas.
Um museu para todos os prémios
O mundo do futebol alimenta-se de resultados, mas também de talento. Aitana Bonmatí é o exemplo perfeito de que é possível conciliar os dois na perfeição. A média espanhola é uma das jogadoras mais talentosas do planeta e reforçou em 2024 aquilo que já havia demonstrado em 2023: é a melhor do Mundo.
A camisola 14 contribuiu de forma vincada para os quatro títulos conquistados pelo Barcelona em 2023/24 - Liga F, Supertaça, Taça da Rainha e Liga dos Campeões - e ainda brilhou na conquista da Liga das Nações com as cores da seleção de Espanha, tendo sido eleita a MVP do torneio, sendo determinante para a qualificação histórica para os Jogos Olímpicos Paris-2024, onde a La Roja alcançou o 4.º lugar.

Além dos títulos coletivos, Bonmatí juntou os mais prestigiados títulos individuais numa só temporada: Bola de Ouro, The Best e o Prémio Laureus de Melhor Atleta Feminina.
"Estou muito orgulhosa por receber este prémio. É fruto do trabalho de equipa. Foi um grande ano, muito difícil de repetir. Agradeço a todas as pessoas do clube, companheiras de equipa, que me fazem ser melhor, e é um prazer estar aqui de novo", disse a camisola 14, a propósito do galardão entregue pela FIFA.
A média, de 26 anos, destaca-se pela sua qualidade com a bola e pela facilidade com que joga com os dois pés, sendo um elemento preponderante na manobra ofensiva blaugrana. O registo de 2023/24 comprova isso mesmo: 19 golos e 17 assistências - atingiu recentemente os 100 golos com a camisola do Barcelona.
A personificação do "tiki-taka"
Aitana Bonmatí Conca nasceu em 18 de janeiro de 1998, na cidade de Sant Pere de Ribes, na Catalunha. Em 2012, e depois de um início no futebol em equipas mistas na Catalunha, ingressou na formação do Barcelona aos 14 anos, onde viria a conquistar projeção planetária.
A média cresceu sobre os valores do futebol catalão: o famoso "tiki-taka", que privilegia a posse de bola, através de passes curtos e visão estratégica. Aitana absorveu todos esses ideais, que fizeram dela uma jogadora diferenciada entre a classe.
Além de todas as qualidades inegáveis dentro das quatro linhas, Aitana é uma voz forte na luta pela igualdade de género, uma fonte de inspiração para quem sonha seguir os seus passos. No fundo, a internacional espanhola é a prova-viva de como a conjugação do talento e do trabalho árduo pode ditar o sucesso, romper barreiras e redefinir o papel das mulheres no futebol. É a Rainha do futebol.
Sonho Europeu
O início da nova época mostra que Aitana Bonmatí não vive na sombra do seu sucesso. Apesar de ter muito pouco a provar, a camisola 14 do Barcelona continua a mover-se pelo desejo incessante da vitória. E em 2025 há um objetivo muito grande: Campeonato da Europa. A campeã do Mundo quer ajudar a La Roja a fazer história e alcançar o ouro (que seria histórico para as espanholas) para conseguir juntar as medalhas do Euro e do Mundial na mesma vitrine.
