Aitana Bonmatí superou 15 concorrentes: Barbra Banda, Caroline Graham Hansen, Keira Walsh, Khadija Shaw, Lauren Hemp, Lindsey Horan, Lucy Bronze, Mallory Swanson, Mariona Caldentey, Naomi Girma, Ona Batlle, Salma Paralluelo, Sophia Smith, Tabitha Chawinga e Trinity Rodman.
Os vencedores são escolhidos por votação em que participam adeptos, representantes da imprensa e treinadores e capitães das seleções do mundo inteiro.
A espanhola já havia conquistado, em outubro, a Bola de Ouro, da revista France Football, pela segunda vez consecutiva, uma consequência de bons resultados coletivos e individuais.
"Estou muito orgulhosa por receber este prémio. É fruto do trabalho de equipa. Foi um grande ano, muito difícil de repetir. Agradeço a todas as pessoas do clube, companheiras de equipa, que me fazem ser melhor, e é um prazer estar aqui de novo", disse a camisola 14.

Aitana, por clubes, foi campeã do campeonato espanhol, também tendo vencido a Taça do Rei, a Supertaça de Espanha e a Champions League. Com a seleção de Espanha, ficou em 4.° lugar nos Jogos Olímpicos, mas venceu a Liga das Nações.
A jogadora também foi eleita a Melhor Jogadora da Liga das Nações, MVP da Liga dos Campeões, além de ter levado o Prémio Laureus de Melhor Atleta Feminina.