Mais

Nainggolan detido na Bélgica por tráfico de droga

Atualizado
Radja Nainggolan está atualmente no Lokeren, da Bélgica
Radja Nainggolan está atualmente no Lokeren, da BélgicaTom Goyvaerts / BELGA MAG / AFP
Autor de um golo na passada sexta-feira, o antigo jogador da Roma e do Cagliari, Radja Nainggolan, está no centro de uma investigação da polícia belga, estando agora a ser interrogado.

Voltou a jogar na sua terra natal. E com golos. Radja Nainggolan, autor do golo que deu o empate ao Lokeren no passado fim de semana, antigo médio do Inter, Cagliari e Roma, tinha feito um excelente regresso à Bélgica para jogar na segunda divisão. Depois das façanhas do fim de semana, porém, veio a má notícia.

De acordo com a imprensa belga, o médio de 36 anos está alegadamente envolvido numa investigação por tráfico de droga. Atualmente sob interrogatório, o futebolista nascido na Indonésia está no centro de uma investigação, em Antuérpia e Bruxelas.

O primeiro a falar foi o procurador Julien Moinil.

"A investigação baseia-se em alegados factos de importação de cocaína da América do Sul para a Europa, através do porto de Antuérpia, e de distribuição na Bélgica. Em conformidade com o princípio da presunção de inocência, não serão fornecidas mais informações", afirmou.

"A detenção de Nainggolan faz parte de uma investigação mais alargada sobre o crime organizado, centrada na distribuição de cocaína na Bélgica. Neste momento, os interrogatórios ainda estão a decorrer", acrescentou.

Declarações do Ministério Público

"Na segunda-feira de manhã, a polícia judiciária federal de Bruxelas efetuou trinta buscas no âmbito de um dossier do departamento de criminalidade organizada do Ministério Público de Bruxelas. As buscas tiveram lugar principalmente na província de Antuérpia e em Bruxelas", revelou o Ministério Público belga.

"A investigação diz respeito a alegados factos de importação de cocaína da América do Sul para a Europa, através do porto de Antuérpia, e à sua redistribuição na Bélgica. Podemos confirmar que o futebolista R.N. (Radja Nainggolan) foi privado da sua liberdade no âmbito desse processo. Uma vez que os interrogatórios estão atualmente em curso e em conformidade com o princípio da presunção de inocência, não serão feitos mais comentários nesta fase", acrescentou a entidade.

O precedente

Um dos parceiros comerciais de Nainggolan, segundo a imprensa belga, esteve anteriormente ligado ao tráfico de cocaína. Em 2016, I. A. foi condenado nos Estados Unidos depois de ter descarregado 1.100 quilos de cocaína no aeroporto de Deurne, a mando da organização terrorista Hezbollah.

"O facto de ter cometido um erro no passado não o condena a ter de pagar por toda a sua vida. Ele é simplesmente muito bom no seu (novo) trabalho", comentou Nainggolan.

Tanto I. A. e Nainggolan investiram na The Aviation Factory Rad Lab, uma empresa que aluga vivendas de luxo e jatos privados a futebolistas e DJs internacionais.