Neymar (33 anos) viveu um dos períodos mais brilhantes do FC Barcelona como uma das estrelas da equipa blaugrana. Depois de deixar o Santos, onde regressou agora, foi ídolo no Barcelona entre 2013 e 2017, mas o próprio acaba de revelar que Pep Guardiola conseguiu evitar que isso acontecesse.
"Depois de ganhar o Prémio Puskas (prémio de melhor golo da época) em 2012, quase fui para o Bayern... por causa de Pep Guardiola", revelou Ney.
Segundo conta o antigo craque do Barça e do Paris Saint-Germain, foi praticamente emboscado pelo pai e pelo treinador catalão, com o pai a telefonar-lhe surpreendentemente de madrugada para abrir a porta do quarto de hotel onde estava hospedado.
"De cuecas e t-shirt, abro a porta. O meu pai e Guardiola estavam lá. Voltei, vesti os calções. Estava lá o meu pai, Guardiola e um tradutor. Guardiola senta-se no meu quarto: "Quero levar-te para a equipa para onde vou (Bayern de Munique)". Nessa altura, ele estava sem clube. 'Quero que venhas comigo, que venhas jogar comigo, vou fazer de ti o melhor futebolista do mundo'", recorda o jogador.
Nessa altura, o treinador espanhol já tinha um plano para o jovem talento santista.
"Guardiola mostra-me um papel, abre o portátil e diz 'vais jogar aqui, vais fazer isto, se não marcares 60 golos este ano mudo-te o nome'", explica Neymar.
"Eu disse-lhe... OK, mas em que equipa? O Pep disse-me: 'Ainda não te posso dizer porque ainda não está decidido'. Mas eu convenci-o, e ele disse: 'Vou assinar pelo Bayern. Sei que vai ser uma cidade fria, mas vou cuidar de ti". No final, decidi assinar pelo Barcelona", conta, concluindo a história.
O "não" ao Real Madrid
O jogador explicou ainda como decorreram as negociações com o Real Madrid e porque é que acabou por optar por realizar o sonho de jogar no Barcelona: "Recebi uma proposta dos dois", disse o internacional brasileiro.
"O Barcelona fez-me esta proposta e o Real Madrid passou-me praticamente um cheque em branco. O Real Madrid disse 'ponha o papel e nós pagamos'", afirmou.
"Se eu tivesse ido para o Real Madrid, teria recebido três vezes mais do que no Barcelona", acrescentou.
No entanto, a paixão venceu o bolso e Neymar acabou por ser grande no Barcelona.
"O meu sonho era jogar no Barcelona. Ronaldinho, Messi... O meu sonho era jogar com o Messi. E foi aí que decidi ir para o Barça", admitiu: "Acabei por dar ouvidos ao meu coração."