Mais

Oficial: Barry Ferguson nomeado treinador interino do Rangers após despedimento de Clement

Barry Ferguson vai assumir o comando do Rangers até ao final da época
Barry Ferguson vai assumir o comando do Rangers até ao final da épocaAction Images / John Clifton Livepic
O Rangers, clube da primeira divisão escocesa, nomeou esta segunda-feira Barry Ferguson como treinador interino até ao final da época, na sequência do despedimento de Philippe Clement.

O clube de Glasgow anunciou a saída do belga no domingo, um dia depois da derrota em casa, por 2-0, frente ao St Mirren.

Mirren. O Rangers, segundo classificado, está a 13 pontos do Celtic, rival da Old Firm na Premiership, e sofreu uma surpreendente derrota na Taça da Escócia, frente ao Queen's Park, no início do mês.

O antigo médio escocês Barry Ferguson, de 47 anos, ganhou vários troféus em Ibrox durante a sua carreira de jogador e dirigiu o Clyde, o Kelty Hearts e o Alloa.

Patrick Stewart, diretor executivo do Rangers, deu as boas-vindas a Ferguson num "momento difícil".

"Philippe e a sua equipa trabalharam incansavelmente durante o seu tempo no clube e desempenharam um papel importante no desenvolvimento dos jovens jogadores da equipa principal. Quero reiterar que os problemas que estamos a enfrentar são mais profundos do que o treinador. A análise do futebol em curso procura resolver essas questões e continuaremos a aplicar as suas conclusões nas próximas semanas e meses, antes de nomearmos um novo treinador permanente", explicou.

Clement sucedeu a Michael Beale em outubro de 2023 e conduziu o Rangers à conquista da Taça da Liga, dois meses após a sua nomeação.

O antigo treinador do Club Brugge e do Mónaco levou o Rangers à luta pelo título na época passada, mas acabou por ficar a oito pontos do Celtic.

O clube está a caminho de uma temporada sem troféus nacionais, mas está nos oitavos de final da Liga Europa, com uma eliminatória a duas mãos contra o Fenerbahçe no próximo mês.

Ally McCoist, antiga estrela do Rangers e da Escócia, acredita que é necessário um "arranjo a longo prazo" em Ibrox.

"Acho que tem havido uma fraqueza dentro e fora do campo, para dizer a verdade", disse à rádio Talksport.

"Portanto, é uma combinação de coisas. Vai ser uma solução a longo prazo, porque a diferença entre os dois clubes (Rangers e Celtic) é tão grande como nunca foi em muito, muito tempo", acrescentou.

O primeiro jogo de Ferguson no banco de suplentes será esta quarta-feira, na deslocação ao Kilmarnock, a contar para o Campeonato Escocês.