O Dínamo Zagreb anunciou, este domingo, a contratação de Cardoso Varela, tal como o Flashscore deu conta. O internacional sub-17 português estava livre depois de deixar o FC Porto e vai completar a formação no campeão da Croácia.
É o ponto final numa novela que envolveu uma longa disputa judicial dos dragões com o empresário do jogador, chegando mesmo a existir uma acusação de rapto de menores.
O extremo de 16 anos esteve envolvido numa polémica este verão, quando deixou a formação do FC Porto após o Europeu sub-17. Varela foi levado para a Croácia onde ia ser incorporado nos amadores do Dinamo Odranski Obrez, do quarto escalão, para depois dar um salto para um problema de maior nomeada, deixando sem resposta as tentativas dos dragões em renovar o contrato.
Perante esta situação, o FC Porto avançou com queixas na FIFA de rapto e denunciou a esquema. O organismo que regula o futebol mundial acedeu ao pedido dos dragões e considerou suspeito o facto de um dos melhores jogadores do Campeonato da Europa decidir rumar a um clube amador da Croácia, impedindo a inscrição do jovem. De forma a contornar isto, o empresário encontrou no Dínamo Zagreb uma possibilidade de vai ser lá que o português vai continuar a carreira.