Mais

Oficial: Edward Iordanescu sucede a Gonçalo Feio no comando técnico do Legia Varsóvia

Edward Iordanescu é o novo treinador do Legia
Edward Iordanescu é o novo treinador do LegiaMihnea Tatu/DPPI / Shutterstock Editorial / Profimedia
O Legia escolheu Edward Iordanescu como sucessor do português Gonçalo Feio no comando técnico do clube polaco. O treinador romeno, de 46 anos, estava no radar dos Warriors há muito tempo e agora concordou em trabalhar no Lazienkowska.

Os jornalistas romenos começaram por divulgar informações não oficiais, enquanto a equipa polaca conseguiu apurar mais pormenores e, ontem, já se falava da contratação como um negócio praticamente fechado. Hoje chegou primeiro uma confirmação não oficial e, ao final da tarde, a oficialização.

"As últimas semanas têm sido muito intensas para o diretor desportivo Michal Żewłakow. Depois de um processo de seleção e de muitas reuniões com potenciais candidatos, a escolha recaiu sobre o treinador romeno Edward Iordanescu, de 46 anos", pode ler-se na primeira parte do anúncio do Legia Varsóvia.

Esperava-se uma apresentação do treinador antes do final da semana, mas essa expetativa só foi parcialmente cumprida. Apesar de Iordanescu estar confirmado como o novo treinador principal, só irá cumprimentar os adeptos e os jornalistas na segunda-feira. O Legia anunciou a conferência às 11:00.

A equipa vai iniciar os preparativos para a época 2025/26 como previsto, ou seja, os jogadores regressam a 16 de junho e o estágio na Áustria está agendado para 16 de junho a 2 de julho.

Edward Iordanescu foi mais recentemente treinador da seleção romena, com a qual se apurou para o Euro-2024. Embora elogiada pelo seu jogo - nomeadamente numa magnífica vitória por 3-0 sobre a Ucrânia.

No seu percurso, Iordanescu conta com um campeonato e duas supertaças nacionais ao serviço do CFR Cluj, tendo também chegado anteriormente à final da Taça da Liga com o Panduria Targu Jiu. Até agora, o seu único cargo de treinador fora da Roménia foi no CSKA Sofia. As equipas orientadas pelo romeno baseiam-se na defesa férrea e no jogo direto com bola, o que significa um futebol pragmático e disciplinado, muito incómodo para os rivais.