Oficial: Mbekezeli Mbokazi troca o Orlando Pirates pelo Chicago Fire

Mbekezeli Mbokazi irá juntar-se ao Chicago Fire após a CAN
Mbekezeli Mbokazi irá juntar-se ao Chicago Fire após a CANPHILL MAGAKOE / AFP

O Orlando Pirates confirmou que chegou a acordo com o Chicago Fire, da Major League Soccer, para a transferência do defesa Mbekezeli Mbokazi.

O defesa-central, de 20 anos, realizou os exames médicos e acertou os termos com o clube da MLS, abrindo caminho para a sua mudança para os Estados Unidos.

No entanto, continuará disponível para a final da Carling Knockout, no sábado, frente ao Marumo Gallants, que será o seu último jogo com a camisola dos Pirates. O negócio deverá rondar os 3 milhões de dólares.

“O Orlando Pirates Football Club pode confirmar que chegou a acordo com o Chicago Fire, da Major League Soccer, para a transferência do defesa Mbekezeli Mbokazi”, anunciaram os gigantes de Soweto em comunicado.

“Após conversações positivas entre as direções dos dois clubes, ficou decidido que Mbokazi permanecerá no Orlando Pirates até ao último jogo oficial de 2025", acrescentou a mesma nota.

O Chicago Fire também confirmou a transferência e referiu que Mbokazi irá “ocupar uma vaga de iniciativa U-22 e um lugar de estrangeiro no plantel, tendo contrato até 2029, com opção do clube para a época 2029/30.”

O jogador juntar-se-á ao novo clube após a Taça das Nações Africanas, em Marrocos, cuja final está marcada para 18 de janeiro.

“Estamos entusiasmados por receber o Mbekezeli no clube, reforçando ainda mais a nossa linha defensiva”, afirmou Gregg Berhalter, Diretor de Futebol e treinador principal do Chicago Fire FC.

“Apesar da juventude, já demonstrou grande potencial e provou ser um líder forte e um competidor de nível internacional. Esperamos impacto imediato e margem de progressão no futuro", acrescentou.

Mbokazi teve uma ascensão meteórica na carreira, tendo-se estreado pelos Pirates apenas em março e conquistado a primeira internacionalização pelos Bafana Bafana em junho.

Atualmente, é presença habitual na seleção nacional e será peça-chave em Marrocos, graças à sua força, velocidade e instinto goleador, que já lhe permitiu marcar golos de grande espetacularidade.

É apontado como a próxima grande promessa do futebol sul-africano e a forma como se adaptar aos Estados Unidos será determinante para o seu futuro.