Oficial: Tomáš Čvančara é reforço do Celtic

Čvančara oficializado pelo Celtic
Čvančara oficializado pelo CelticCeltic FC

O avançado checo Tomáš Čvančara (25 anos) enfrenta agora um novo desafio. Depois de passagens pouco conseguidas pelo Mönchengladbach e Antalyaspor, vai tentar mostrar o seu valor na Escócia, onde o histórico Celtic apostou nele. O campeão em título assegurou o antigo avançado do Sparta, proveniente do clube alemão, por empréstimo de meio ano, com opção de compra, que deverá rondar os oito milhões de euros.

O Celtic vai também assumir o pagamento do salário do avançado checo durante o empréstimo de Čvančara, que, segundo o jornalista alemão Florian Plettenberg, deverá rondar um milhão de euros brutos até ao final da época.

"É uma enorme honra assinar por este clube. Temos muitos desafios pela frente e estou preparado para me dedicar ao máximo, fazer tudo o que estiver ao meu alcance para os superar e trazer sucesso aos nossos fantásticos adeptos. O Celtic é um dos grandes nomes do futebol mundial e estou muito feliz por poder desempenhar aqui o meu papel", afirmou Čvančara ao site oficial do clube, logo após assinar contrato.

O novo reforço foi também tema de conversa na conferência de imprensa antes do jogo da Liga Europa em Bolonha, com o treinador do clube escocês, Martin O'Neill, a abordar o assunto. Os jornalistas questionaram-no sobre o papel que Čvančara poderá ter no seu sistema de jogo e mencionaram a altura do avançado. No entanto, o experiente técnico não pretende dar prioridade a essa característica.

"Não é um ponta de lança para quem se deva bombear bolas. Acreditem em mim. É bastante rápido e móvel. Quer mostrar as suas capacidades", afirmou O'Neill sobre Čvančara, que, durante o empréstimo ao Antalyaspor, da Turquia, marcou um golo em 11 jogos da liga.

O treinador escocês procurou ainda aliviar a pressão que poderá recair sobre o avançado checo.

"Será ele a solução imediata para os nossos problemas? Não tenho a certeza. Não quero colocar-lhe essa responsabilidade," acrescentou O'Neill.

Nascido em Neratovice, Čvančara pertence ao Borussia Mönchengladbach desde julho de 2023, mas nos últimos anos não conseguiu reencontrar a veia goleadora que já demonstrou no Jablonec ou no Sparta. No total, disputou 54 jogos pelo clube alemão, somando oito golos e duas assistências. Face às expectativas não correspondidas, acabou por ser cedido ao já referido Antalyaspor.

Čvančara integra ainda o grupo alargado da seleção checa, pela qual já realizou oito jogos e marcou um golo.

Os números de Tomáš Čvančara
Os números de Tomáš ČvančaraFlashscore