Mais

Olhar Português: Maestro Vitinha dá aulas em Paris e a obra de arte de Kévin Rodrigues

Vitinha brilha ao serviço do Paris Saint-Germain
Vitinha brilha ao serviço do Paris Saint-GermainFRED TANNEAU / AFP
É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. Da Arábia Saudita à Turquia, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Parece que não há semana em que não se fale de Cristiano Ronaldo. O capitão da Seleção Nacional continua a sua caminhada para os 1000 golos e marca há cinco jogos consecutivos na Arábia Saudita. O último foi na vitória caseira do Al Nassr sobre o Al Feiha (3-0), em duelo da 19.ª jornada da principal liga saudita.

Deixamos para trás o continente asiático e dizemos 'olá' à Europa. O primeiro ponto de paragem é Itália, para dar conta do golo de Rafael Leão na vitória do AC Milan, de Sérgio Conceição, em Empoli (0-2). O camisola 10 do emblema rossoneri saltou do banco para abrir caminho para o triunfo da sua equipa.

Seguimos para França. Vítor Machado Ferreira. O nome pelo qual foi batizado Vitinha, o príncipe de Paris, que tem enchido as medidas do treinador espanhol Luis Enrique, continua em grande plano ao serviço do Paris SG e marcou no triunfo frente ao Mónaco (4-1), em jogo da Ligue 1, e fez ainda o gosto ao pé em Brest (0-3), no play-off de acesso aos oitavos da Liga dos Campeões.

O raio de ação de Vitinha contra o Brest
O raio de ação de Vitinha contra o BrestParis Saint-Germain, Opta by Stats Perform

A viagem do "Olhar Português" prossegue na Turquia. João Mário fechou a vitória do Besiktas na visita ao Sivasspor (0-2) e Miguel Cardoso marcou e assistiu na primeira vitória do Kayserispor em 2025, na receção ao Konyaspor (3-2).

Nota ainda para o golaço do internacional português Kévin Rodrigues no triunfo do Kasimpasa frente ao Rizespor (3-2), em duelo da 23.ª jornada da Superliga da Turquia.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Adriano Castanheira (Malut United, Indonésia), Chiquinho (Olympiacos, Grécia), Iuri Medeiros (Hapoel Beer Sheva, Israel), Miguel Silva (FC Otelul, Roménia), Nuno Martins (FC Ordino, Andorra), Pedro Nuno (Korona Kielce, Polónia), Ronaldo Tavares (Yverdon, Suíça), Rui Bruno (Hibernians, Malta) e Simão Rocha (Cluj, Roménia).

No feminino, Stephanie Ribeiro (Pumas, México) e Tatiana Pinto (Atlético Madrid, Espanha) também fizeram o gosto ao pé.