Mais

Proprietário do Brighton adquire 29% do capital do Hearts, da Escócia

Tony Bloom, presidente do Brighton, nas bancadas antes de um jogo
Tony Bloom, presidente do Brighton, nas bancadas antes de um jogo Reuters / Toby Melville
O proprietário do Brighton, Tony Bloom, investiu 9,86 milhões de libras (11,5 milhões de euros) para adquirir uma participação de 29% no Hearts, informou o clube da primeira divisão escocesa esta quarta-feira.

A participação de Bloom será em ações sem direito a voto e nomeou James Franks, um consultor de negócios de longa data com experiência em gestão de futebol, para se juntar ao conselho de administração do clube como diretor não executivo.

"Acredito firmemente na capacidade do clube para romper com o padrão de domínio do futebol escocês que se mantém há demasiado tempo", afirmou Bloom num comunicado: "A nomeação de James como meu representante na direção sublinha a importância que atribuo ao meu investimento no clube. James tem sido um associado de confiança meu há muitos anos e acredito que a sua vasta experiência na indústria do futebol e a sua forte perspicácia empresarial serão uma enorme mais-valia para a direção e para o clube".

Na época passada, o Hearts terminou em sétimo lugar na Premiership, chegou às meias-finais da Taça da Escócia e disputou a fase de qualificação para a Liga Conferência. Bloom é também investidor no campeão belga Royale Union Saint-Gilloise, que terminou a sua espera de 90 anos pelo título da liga na época 2024/25.

Em março, chegou também a um acordo para adquirir uma participação inicial de 19,1% no Melbourne Victory, da A-League australiana.