Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns) aproxima-se de recorde do futebol sul-africano

Ronwen Williams estreou-se como profissional pelo SuperSport United aos 19 anos
Ronwen Williams estreou-se como profissional pelo SuperSport United aos 19 anosMEGAN BRIGGS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O guarda-redes Ronwen Williams, do Mamelodi Sundowns, equipa orientada pelo português Miguel Cardoso, está prestes a alcançar o segundo lugar na lista de sempre de jogos a titular no futebol doméstico sul-africano, ficando muito perto de uma das grandes lendas do futebol local.

O guarda-redes do Mamelodi Sundowns, Ronwen Williams, está prestes a alcançar o segundo lugar na lista de sempre de jogos a titular no futebol doméstico sul-africano, ficando muito perto de uma das grandes lendas do futebol local.

A sua presença no jogo da Liga dos Campeões Africanos, na sexta-feira, frente ao Al Hilal do Sudão, foi a sua 515.ª aparição no futebol sul-africano.

Com este número, fica apenas a cinco jogos de subir ao segundo lugar na lista de sempre de presenças, ultrapassando a lenda dos Kaizer Chiefs, Neil Tovey, que terminou a carreira com 519 jogos a titular em campeonatos e taças, antes da era da Premier Soccer League.

Se Williams continuar a jogar todos os encontros pelos Sundowns nas próximas semanas, deverá atingir as 520 presenças no duelo da Liga dos Campeões, frente ao Mouloudia Alger, de Rulani Mokwena, a 13 de fevereiro.

Em alternativa, caso seja poupado na primeira ronda da Taça Nedbank, poderá alcançar esse marco no confronto entre líderes frente ao Orlando Pirates, cinco dias depois.

O recorde de mais jogos em campeonatos e taças na história do futebol profissional deste país pertence a Edries Burton.

O defesa, que somou duas internacionalizações pelos Bafana Bafana com cinco anos de intervalo, terminou a carreira aos 38 anos com 592 jogos a titular em campeonatos e taças ao serviço do Santos, Cape Town Spurs e AmaZulu, numa carreira profissional que se estendeu por 17 épocas.

Poderia ter ultrapassado a marca dos 600 jogos, caso o seu treinador na altura, Roger de Sa, não o tivesse deixado no banco durante grande parte da última época, optando por jogadores mais jovens.

Os números não incluem presenças como suplente utilizado.

Williams só deverá ultrapassar esse marco dentro de duas épocas, caso consiga manter-se em forma e conservar o seu lugar na equipa.

Williams tinha acabado de completar 19 anos quando se estreou pelo SuperSport United na Liga dos Campeões Africanos e está agora na sua 16.ª época, sendo que as primeiras 12 foram passadas no agora extinto SuperSport United.

Na época passada, Williams ultrapassou o recorde de mais jogos por um guarda-redes, anteriormente detido por Moeneeb Josephs.