Mais

Acácio Santos cancela contrato com o Mes Rafsanjan: “Aposta no Irão tornou-se impossível”

Acácio Santos, treinador português de 44 anos
Acácio Santos, treinador português de 44 anosAcácio Santos
Duas semanas depois da assinatura do contrato com o Mes Rafsanjan, 14.º classificado da Liga iraniana, o treinador português Acácio Santos, de 44 anos, formalizou junto do clube o pedido de cancelamento do vínculo.

A decisão de Acácio Santos surge na sequência dos apelos feitos pela embaixada portuguesa em Teerão, desaconselhando a viagem para o país, devido ao “contexto interno” e à “crescente tensão regional com risco de rápida escalada”.

Lamentavelmente, a aposta no Irão tornou-se impossível; cancelar o contrato com o Mes Rafsanjan é uma decisão muito difícil; estava com grande expetativa de uma experiência no futebol iraniano, um dos mais interessantes campeonatos da região, e um país com enorme potencial de desenvolvimento de talento, tal como os últimos anos têm evidenciado, até com o contributo da escola de treino portuguesa. Agradeço muito a oportunidade proporcionada pelos responsáveis do Mes Rafsanjan. Quem sabe poderemos encontrar-nos futuro”, afirmou Acácio Santos.

Acácio Santos, 44 anos, foi adjunto da equipa técnica de José Peseiro na seleção da Nigéria, na campanha que culminou com a disputa da final do último Campeonato Africano das Nações. Natural de Beja, tem licenciatura em Educação Física, com especialização em futebol. Fez mestrado em Barcelona, em conjunto com a fundação FC Barcelona, e privou com uma das suas grandes referências, Francisco Seirul-Lo, ex diretor de metodologia do Barça que influenciou treinadores como Joan Cruyff, Van Gall, José Mourinho ou Pep Guardiola.

A nível individual, Acácio Santos conta no seu currículo com a subida do União Santarém à Liga 3, na temporada 2020/21, época em que, graças ao bom rendimento da equipa, proporcionou a internacionalização de dois atletas cabo-verdianos.

Estagiou em três ocasiões com o Barcelona, incluindo com o grande Barça de Guardiola, acompanhando depois o trabalho deste treinador também no Manchester City. Fez estágios ainda com o AC Milan, com José Mourinho (Man Utd), Pellegrini (Man City), José Peseiro (Panathinaikos) e Ajax e Feyenoord.