Mais

Espanha: A louca segunda divisão que promete muita emoção

Levante lidera a divisão
Levante lidera a divisãoLaLiga
A temporada 2024/25 da LaLiga 2tem sido absolutamente espetacular até agora, e as 22 equipas vão continuar a dar o máximo nas últimas 11 jornadas. Desde a corrida à subida de divisão até à luta contra a despromoção, ainda há muito para jogar.

O topo

No topo da tabela está o Levante, que conquistou o primeiro lugar após a vitória por 2-1 sobre o Huesca na 31.ª jornada. Com 56 pontos, o conjunto Granota está empatado com o segundo classificado, Racing Santander, que venceu o Tenerife por 2-1. O Mirandés, que apenas empatou (2-2) com o Eldense, caiu da primeira posição e está fora dos lugares de acesso automático, pois agora é o terceiro com 55 pontos. Com o Elche, com 54 pontos, em quarto lugar, e o SD Huesca e o Real Oviedo, com 51 pontos, em quinto e sexto, a luta pela subida é realmente emocionante.

Por outras palavras, não há uma força dominante clara no topo da segunda divisão espanhola, o que é um sinal da competitividade deste campeonato. Nesta altura, sete equipas diferentes ocuparam o primeiro lugar, o segundo maior número da última década, apenas superado pelos 11 líderes diferentes da campanha selvagem de 2017/18. O Racing Santnader é o clube que há mais tempo mantém a liderança, há 17 jornadas, seguido das quatro jornadas da Almería, que é agora sétima, das três jornadas do Saragoça, que caiu para a 18.ª posição, e das três jornadas do atual líder Levante. Quanto aos outros clubes que foram líderes até agora, o CD Mirandés lidera a tabela há duas semanas, enquanto o Elche CF e o SD Huesca o fizeram uma vez.

O topo da tabela
O topo da tabelaFlashscore

Um meio da tabela muito disputado

Olhando para o meio da tabela, há muitas equipas que têm competido bem esta época, mas que precisam de um empurrão extra nas últimas semanas para atingirem os seus objectivos. Destaca-se a UD Almería, uma equipa que chegou a liderar a tabela e que marcou mais golos do que qualquer outra, com 54. O Granada CF, outra equipa que procura uma recuperação na promoção, também tem sido inconsistente, mas ambas mantêm a esperança de chegar aos play-offs. Quanto ao Cádiz CF e ao Córdoba CF, ambos estão confortáveis na nona e na décima posição, e tiveram grandes momentos nesta época, mas também precisam de um pouco mais de consistência para chegarem aos playoffs.

Depois destes quatro clubes andaluzes, que ocupam posições seguidas do sétimo ao décimo lugar da tabela, há um grupo de sete clubes separados por apenas três pontos: Burgos CF, RC Deportivo, Sporting Gijón, SD Eibar, Castellón, Albacete e Málaga. Todos eles estão a olhar para a frente, para uma possível passagem aos playoffs de promoção, mas também para trás e por cima dos ombros, para a zona de despromoção. Mesmo para o 11.º classificado, o Burgos CF, com 42 pontos, a diferença para a zona de despromoção é de apenas sete pontos.

A tabela da LaLiga 2
A tabela da LaLiga 2Flashscore

A luta pela despromoção

Quanto à situação no fundo da tabela, o Cartagena, com apenas 15 pontos, é o último classificado e está afundado, o que faz sentido se considerarmos que sofreu 56 golos no campeonato. Mas, acima deles, as outras três equipas que estão atualmente na zona de despromoção - CD Eldense (35 pontos), Racing Club Ferrol (23 pontos) e CD Tenerife (22 pontos) - ainda têm esperança. Olham para Saragoça, que ocupa o 18.º lugar por uma razão, porque ganhou apenas dois dos seus últimos 18 jogos. O clube está apenas um ponto à frente do CD Eldense.

As estatísticas mais interessantes

A nível estatístico, há vários números que chamam a atenção nos jogos disputados até ao momento. Luis Suárez, do UD Almería, lidera a lista de goleadores da segunda divisão, com 21 golos, enquanto Andrés Martín, do Racing Santander, tem 11 assistências.

Até agora, foram disputadas 341 partidas, com um total de 833 gols, o que representa uma média de 2,44 gols por jogo. Os donos da casa venceram 43% dos jogos disputados, enquanto os visitantes ganharam 28% e 29% terminaram empatados. É claro que jogar em casa continua a ser uma vantagem, mas também é verdade que tudo pode acontecer nesta divisão selvagem.