Agora no Nápoles, depois de um ano de sucesso no Inter de Milão, Lukaku voltou a assinar pelo Chelsea depois de ter sido inicialmente contratado pelos Blues para Inglaterra.
No entanto, Lukaku nunca conseguiu afirmar-se em Stamford Bridge, acabando por regressar à Serie A.
Questionado se, tendo uma nova oportunidade, voltaria a levar Lukaku para o Chelsea, Pastorello disse ao AS: "Vendo agora, provavelmente não. Mas Romelu foi incluído na lista de nomeados para a Bola de Ouro nesse ano, algo inédito para ele, e foi uma transferência recorde vinda da liga italiana. Na altura, foi a decisão certa. Depois há as variáveis humanas; ninguém podia prever as dificuldades de Lukaku, talvez não tanto pelo ambiente, pois ele conhecia o clube, mas sim pela relação com o treinador. Ele vinha de uma relação quase paternal com (Antonio) Conte, e essa diferença de abordagem acabou por o afetar, juntamente com a lesão que sofreu. Se não fosse por isso, a história teria sido diferente."
Questionado se Lukaku poderia ter assinado pelo Real Madrid, Pastorello acrescentou: "O Real Madrid é o melhor clube do mundo, por várias razões. Houve uma pequena possibilidade, mas no final, já estavam concentrados na grande contratação de Mbappé para o ano seguinte e não queriam gastar dinheiro num empréstimo."
Disse ainda: "Lukaku adaptou-se muito bem a Itália. Quando Antonio o contactou e lhe pediu para se juntar ao Nápoles, ele aceitou de imediato. Nem sequer foi tema de discussão. Era o momento ideal para voltarem a trabalhar juntos, e os resultados confirmaram isso."
