Mais

Análise: "Como Spagnolo" apresenta-se como o principal animador das ligas europeias

Cesc Fàbregas, treinador do Como
Cesc Fàbregas, treinador do ComoProfimedia

A família Hartono, proprietária do clube lombardo, propôs-se a causar um grande impacto na Serie A. Um campeonato em que o Nápoles lidera e no qual é muito difícil conquistar espaço, como conseguiram Bolonha e Atalanta nas últimas temporadas, entre Inter Milão, Juventus, AC Milan, Roma, Lazio e Fiorentina.

O Como 1907 regressou ao escalão maior do futebol italiano na temporada passada, conseguindo um meritório 10.º lugar, com 49 pontos.

Sob o comando de Cesc Fàbregas, que chegou ao banco em 2022 e conseguiu a subida uma temporada depois, os Lariani consolidaram-se na elite com surpreendente solidez.

O treinador natural de Arenys de Mar deu à equipa um importante toque espanhol. Pepe Reina disputou a última temporada da sua carreira no Como. Mas não foi o único. Alberto Moreno, Sergi Roberto, Álex Valle e Iván Azón também fizeram parte do plantel principal.

A estes é preciso somar mais dois jogadores. Uma das estrelas da equipa, Nico Paz, é internacional pela Argentina, mas nasceu em Santa Cruz de Tenerife e formou-se no Real Madrid. Por sua vez, Assane Diao, nascido no Senegal e internacional pela seleção africana, representou a Espanha na formação e formou-se no Betis.

Mais de 100 milhões de euros em contratações

De olho na temporada 2025/2026, os Lariani querem dar mais um passo em frente. Contrataram mais dois espanhóis, Jesús Rodríguez, do Betis (22,5 milhões de euros) e Jacobo Ramón, do Real Madrid (dois milhões). Além disso, Álex Valle, que estava emprestado na temporada passada pelo Barcelona, foi adquirido em definitivo, por seis milhões de euros.

No total, o Como investiu mais de 100 milhões de euros em contratações. Além dos espanhóis, chegaram neste verão Nicolas Kühn, do Celtic (19 milhões), Martin Baturina, do Dínamo Zagreb (18), Jayden Addai, do AZ Alkmaar (14), Máximo Perrone, do Manchester City (13), Ignace van der Brempt, do RB Salzburgo (cinco) e Fellipe Jack, do Palmeiras (dois).

Antes de começar a Serie A, o Como tem dois jogos particulares contra equipas espanholas. No dia 6 enfrenta o Betis e no dia 10 joga contra o Barcelona, no Gamper.