Siga aqui as incidências do encontro
Depois de conquistar nove títulos consecutivos da Serie A até 2019/20, a "Velha Senhora" perdeu o rumo e não ganhou o Scudetto desde então.
Infelizmente para Motta, ele claramente não era o homem para trazer de volta os dias de glória e foi demitido nove meses depois de assumir o cargo.

O seu substituto, Igor Tudor, tem mantido a equipa estável, com três vitórias, um empate e uma derrota - as três vitórias foram em casa, enquanto as duas derrotas foram fora do Estádio Allianz.
Juventus um ponto e um lugar acima do Bolonha
Antes do próximo jogo, contra o Bolonha, a Juventus está na última posição da Liga dos Campeões, apenas um ponto e uma posição à frente dos Rossoblu.
Está assim criado o cenário para um dos jogos mais importantes da época para ambos os clubes.
No entanto, o Bolonha e a Juventus empataram cada um dos últimos quatro encontros da Serie A, com ambas as equipas a marcarem em cada um deles.

Se os dois clubes dividirem os pontos após o jogo de domingo, será a primeira vez que empatam cinco jogos seguidos na Serie A desde 1978 e 1980.
A Juventus está invicta nos últimos 25 jogos da Serie A contra o Bolonha (17 vitórias e 8 derrotas), e é a série mais longa de jogos consecutivos sem derrotas na competição.
Apesar de a última vitória do Bolonha em casa contra os Bianconeri na primeira divisão ter sido a 26 de fevereiro de 2011 (0-2, graças aos dois golos de Marco Di Vaio), é preciso recuar até novembro de 1998 para encontrar o último triunfo em casa contra a Juve (3-0 com golos de Michele Paramatti, Giuseppe Signori e Davide Fontolan).

Vincenzo Italiano deixou a sua marca no Bolonha
A equipa de Vincenzo Italiano terá de marcar pelo menos um golo no domingo se quiser tirar algum proveito do jogo, uma vez que a Juve o fez nos últimos oito encontros em Emilia.
Talvez já seja hora de dar o devido destaque aos feitos de Italiano.
O céu poderia ter desabado no Estádio Renato Dall'Ara após a saída de Thiago Motta, mas o Bolonha não apenas superou rapidamente o seu mandato, como também prosperou sob a direção de Italiano.

É a equipa com mais turnovers na Serie A esta época (242) e a equipa com mais sequências de pressão (420).
Agradável aos olhos, o treinador de 47 anos gosta de ver a sua equipa na linha da frente sempre que possível, e este estilo ofensivo já levou a equipa a ganhar 21 e a empatar 16 dos 46 jogos disputados até à data sob a sua orientação. Nove derrotas é um resultado melhor do que qualquer uma das temporadas em que Italiano dirigiu o Spezia e a Fiorentina.
Embora os 66 golos que o Bolonha marcou esta época sejam o terceiro total mais baixo que qualquer uma das suas equipas conseguiu nas últimas seis temporadas, os 47 sofridos são o segundo melhor registo defensivo no mesmo período.

Bolonha quer fazer história contra a Juve
Uma nova vitória faria com que o Bolonha ultrapassasse a Juventus na tabela a três jornadas do fim, o que seria significativo, já que os rossoblu nunca estiveram à frente dos bianconeri a três rondas do fim numa temporada de 20 equipas da Serie A.
Atualmente, o treinador italiano conseguiu 13 vitórias em casa, apenas duas a menos do que as 15 que conseguiu na Fiorentina nas épocas 2021/22, 2022/23 e 2023/24.
Por isso, não é de admirar que o Bolonha esteja a ter um desempenho tão bom esta época, apesar de, após a desilusão da saída de Motta, os adeptos esperarem certamente um período de transição.

A direção do clube merece todo o crédito pela contratação de um treinador que lhe assenta que nem uma luva.
O Bolonha tem apenas dois golos a menos no campeonato do que os 54 que marcou sob o comando de Motta na época passada e está a apenas sete pontos dos 68 conquistados pelo anterior treinador em 23/24.

A conquista da Taça de Itália também oferece possibilidades europeias
Mesmo que o Bolonha não consiga o apuramento para a Liga dos Campeões nesta temporada, o facto é que não houve queda real em termos de resultados e nível de desempenho desde que Motta deixou o clube.
No entanto, há três clubes a um ponto do Bolonha antes dos jogos do fim de semana: Roma, Lazio e o antigo clube de Italiano, a Fiorentina.
A possibilidade de ser afastado dos lugares europeus é, por isso, uma possibilidade que ainda deverá existir durante algum tempo.

Depois do teste contra a Juve, o Bolonha defronta o Milan no campeonato, antes da final da Taça de Itália contra o mesmo adversário, cinco dias depois. A seguir, o penúltimo jogo da temporada, contra a Fiorentina, e a última jornada, contra o Génova.
Com tudo o que ainda está em jogo - e um potencial lugar na Liga Europa em caso de vitória na Taça -, Vincenzo Italiano merece a confiança e o respeito dos adeptos do Bolonha, que acreditam que o clube ainda vai longe.
