O AC Milan voltou a "pegar fogo", pelo menos no que diz respeito às operações de mercado. À espera de um feedback mais concreto e contínuo em campo, o clube rossoneri fechou oficialmente a sessão de inverno com as contratações de Kyle Walker, Santiago Gimenez, João Félix, Warren Bondo e Riccardo Sottil.
Além dos inúmeros reforços, é claro que não faltaram saídas de jogadores, com a saída do ex-capitão Calabria, Bennacer, Morata e Okafor.
Uma verdadeira revolução na casa dos rossoneri, com Sérgio Conceição a ser definitivamente o protagonista desta profunda renovação. Os recém-chegados alimentam o entusiasmo dos adeptos milaneses, que depositam agora as suas esperanças no treinador português, ex-FC Porto, para tirar o máximo partido de uma equipa que, no papel, tem um potencial considerável.
O AC Milan prepara-se para entrar em campo com uma formação versátil, cada vez mais próxima da filosofia de jogo de Conceição: um 4-4-2 que se transforma num 4-2-3-1 na fase ofensiva. O fulcro do jogo será João Félix, fortemente desejado pelo treinador lusitano, que apoiará o novo avançado Giménez num papel de segundo avançado ou trequartista. Nos flancos, Leão e Pulisic estão confirmados, com Reijnders e Fofana a constituírem um meio-campo sólido, com tarefas distintas: o holandês terá mais liberdade para se movimentar e avançar, enquanto o francês garantirá o equilíbrio.
Na defesa, depois do excelente desempenho contra o Inter, Kyle Walker está garantido, também devido à grave lesão de Emerson Royal, assim como Theo Hernandez na esquerda. O departamento defensivo, no entanto, pode receber uma novidade: Pavlovic, que vem ganhando confiança e minutos nas últimas partidas, pode flanquear Tomori como titular, com Gabbia e Thiaw atrás.
4-4-2 (fase sem posse de bola): Maignan; Walker, Tomori, Pavlovic, Theo Hernandez; Pulisic, Fofana, Reijnders, Leão; Joao Felix, Gimenez.
4-2-3-1 (em posse): Maignan; Walker, Tomori, Pavlovic, Theo Hernandez; Fofana, Reijinders; Pulisic, João Félix, Leão; Gimenez.
Os primeiros sinais, ainda que parciais, surgirão já esta noite, quando o AC Milan defrontar a Roma em San Siro, nos quartos de final da Taça de Itália, num desafio seco e eliminatório. É claro que será preciso tempo para amalgamar todos os novos peões, mas Conceição foi claro na sua intenção: incluir as novas contratações no plantel o mais rapidamente possível. A confirmá-lo, no treino de ontem, as caras novas já foram protagonistas, com exceção do lesionado Bondo.