O Flashscore analisa uma das últimas contratações do Paris Saint-Germain: o olheiro profissional Swann M. (@natsuovz) dá-nos a sua opinião de especialista.
Em resumo
Gabriel Moscardo (nascido em 28 de setembro de 2005) é um talentoso médio brasileiro de 18 anos. Entrou rapidamente para a equipa profissional do Corinthians no verão de 2023, depois de ter começado o ano com a equipa sub-20.
Moscardo demonstrou uma transição perfeita para o mundo profissional. O jovem destro de 1,85 m rapidamente estabeleceu-se na equipa principal, chamando a atenção de alguns dos maiores clubes da Europa.
Perfil e estilo de jogo
É um médio de grande capacidade, com uma base de qualidades muito sólida, que se revela interessante em vários aspetos do jogo. As suas progressões são notáveis, fazendo lembrar, por vezes, o estilo de Declan Rice, nomeadamente pela sua capacidade de arrancar a partir do fundo do campo e de aliviar a pressão sobre os companheiros.
Com uma notável variedade de passadas, desloca-se com destreza no espaço, apesar da sua grande estatura. Com passadas largas, cria espaços e afasta os defesas nas suas corridas, preferindo avançar com a bola no terreno do que através de um passe.
É um jogador constantemente atento que, graças à sua observação, demonstra uma forte consciência do seu ambiente, permitindo-lhe antecipar os movimentos dos adversários e compreender os movimentos sem bola dos jogadores à sua frente. A sua resistência nas transições defensivas torna-o útil na perseguição dos jogadores, atrasando os ataques adversários.
Importante para a sua equipa nestas fases do jogo, traz uma qualidade de posicionamento e um toque de vício que lhe permitem apanhar faltas inteligentes, apesar da sua pouca idade. Fisicamente magro, mas alto, com um tronco bastante forte, utiliza a sua agressividade e dimensão para fazer intercepções. Destaca-se nos duelos aéreos, seja na primeira ou na segunda bola.
O seu jogo longo é igualmente interessante, assegurando uma ligação fluída com os seus companheiros de equipa. O seu jogo global sob pressão é sólido, graças à sua consciência do meio envolvente e à sua serenidade com a bola. As suas qualidades técnicas são boas e destaca-se pela sua velocidade na circulação da bola e pela sua capacidade de escolher o momento certo para distribuir.
Sem bola, oferece uma base sólida, ideal para estabilizar um bloco, cortando linhas de passe e espaços com a sua mobilidade. Ativo na zona baixa do terreno, o seu posicionamento no espaço para se oferecer ao jogo é muito bom.
Empenhado nas suas tarefas defensivas, é um bom recuperador de bolas e sabe manter a calma. Disciplinado, cobre eficazmente o terreno em longas distâncias e é claramente agressivo no seu jogo. Quando se posiciona mais acima no terreno, mostra intensidade e antecipação e demonstra como gere a sua pressão.
No que respeita às suas lacunas, é imperativo que trabalhe a sua técnica defensiva no ataque, área em que é frequentemente apanhado desprevenido. Tem tendência para se empenhar demasiado, nomeadamente nos desarmes.
Enquanto jogador jovem, tem algumas lacunas, nomeadamente ao nível da maturidade tática e da personalidade, aspetos que podem evoluir à medida que for jogando mais avançado.
Pode melhorar nos duelos de proximidade, de modo a não se enredar tanto. Continua a ter pouca iniciativa e a correr poucos riscos quando tenta recuperar a bola. Além disso, é frequentemente derrubado pelos adversários quando vai à procura da bola, por vezes devido a uma falta de tato.
É necessário fazer alguns ajustes, como a leitura defensiva no seu próprio espaço contra jogadores explosivos ou em movimento. Além disso, falta-lhe por vezes a velocidade necessária para acompanhar um atacante quando é ele que tem de cobrir a largura.
O que é que o futuro reserva?
Trata-se de um jogador que começou a sua carreira profissional de forma fulgurante, mas que tem tido dificuldades em manter esse nível, parecendo sentir o impacto da concorrência e do alto nível. Ele tem um grande potencial bruto e qualidades muito sólidas, mas ainda há espaço para melhorias. A sua evolução é crucial para tirar partido dos seus fundamentos e levá-lo ao próximo nível.
O jogador revelou vários aspetos do seu jogo como profissional, tanto positivos como negativos, sugerindo que há uma margem considerável para melhorar se o clube da capital o orientar corretamente.
É um jogador que não parece necessariamente destinado a ser um jogador de "posse", mas que poderia trazer algo de diferente aos atuais jogadores do PSG. Pode oferecer um certo equilíbrio e um controlo no jogo aéreo que poderá agradar a Luis Enrique.
Teria de começar como suplente, aprendendo com o plantel atual para evoluir e aprender com os outros jogadores. Depois, poderia ter a oportunidade de jogar com regularidade, saindo do banco para demonstrar suas qualidades.
Uma pechincha?
Um negócio de 20 milhões de euros, com 2 milhões de euros em bónus, por um jogador que ainda está em fase de desenvolvimento na Série A brasileira, e que ainda não atingiu o nível de experiência e desempenho de Lucas Beraldo na liga, pode ser visto como um risco.
A aquisição de Gabriel Moscardo assenta nos fundamentos do seu jogo e o clube investe num potencial que procurará otimizar ao longo do tempo, ajudando assim a construir o presente e o futuro do clube.
