Mais

Antevisão da Serie A: Ambicioso Como de Fàbregas, que visita o Bolonha, não impõe limites no campeonato

Cesc Fàbregas, peça-chave do Como
Cesc Fàbregas, peça-chave do ComoMARCO LUZZANI / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Habitualmente nos escalões inferiores do futebol italiano, o ambicioso Como, orientado por Cesc Fàbregas (38 anos), revelação do futebol italiano, continua o seu caminho para conquistar um lugar entre os grandes da Serie A e este sábado defenderá a partilha da liderança com o Bolonha.

No seu regresso à elite após mais de duas décadas de ausência, o Como garantiu a permanência com tranquilidade, terminando na 10.ª posição, com 18 pontos de vantagem sobre a zona de despromoção.

O clube sediado à beira do lago que tem o mesmo nome da bela e glamorosa cidade lombarda quer agora que a cidade seja também conhecida pela equipa de futebol e, sob o comando do jovem treinador, apostou na mesma fórmula que deu frutos no ano passado: jogadores com fome de glória, jovens ou veteranos e, sobretudo, conhecidos de Cesc Fàbregas.

O espanhol é falado no balneário

Isso explica porque há sete jogadores espanhóis no plantel, dois argentinos e outros jogadores de várias nacionalidades com passado na LaLiga, como o avançado grego Anastasios Douvikas (Celta) e o atacante senegalês Assane Diao (Real Betis).

Apesar de não ser um dos grandes da Serie A, o Como tem sido o grande protagonista do mercato na Serie A, com contratações de jogadores de renome como Álvaro Morata e apostas importantes como Jesús Rodríguez (por quem o clube italiano pagou 22,5 milhões de euros ao Betis), o alemão Nicolas-Gerrit Kühn (19 milhões), o croata Martin Baturina (18 milhões) ou o argentino Máximo Perrone, que já jogou cedido pelo City no ano passado e por quem o clube italiano desembolsou 13 milhões para garantir os seus serviços em definitivo.

Mas talvez mais importante, o Como conseguiu manter a espinha dorsal da equipa da época passada e, sobretudo, a sua grande estrela, o argentino Nico Paz, por quem o Real Madrid mantém uma preferência de compra e por quem, segundo a imprensa, o Tottenham chegou a oferecer quase 60 milhões de euros neste verão.

"Quero deixar um legado importante"

"Comecei neste clube porque pensava num projeto a longo prazo (...) Acredito mesmo no projeto a longo prazo do Como, vim para cá como jogador e estou muito, muito feliz porque aqui posso trabalhar como quero", declarou Fàbregas no início do verão, quando o seu nome começou a ser associado a outros clubes de maior prestígio.

"É uma equipa jovem, chegaram muitos jogadores novos (...) Todos têm de progredir, mas são rapazes com vontade de aprender e tenho de ser eu a ajudá-los a evoluir", acrescentou o treinador de 38 anos.

"Temos de consolidar o Como e dar o grande salto na próxima temporada. Quero deixar um legado importante", reafirmou o técnico de uma equipa que aspira a lutar este ano por um lugar nas competições europeias.

Classificação da Serie A
Classificação da Serie AFlashscore

O Como é uma das seis equipas que começaram a Serie A com vitória (2-0 sobre a Lazio). Outra delas, a Cremonese, abrirá a jornada esta sexta-feira, recebendo o Sassuolo. No sábado, o atual campeão, o Nápoles, receberá o Cagliari e a Roma visitará o Pisa, recém-promovido.

Por fim, no domingo, Inter e Juventus jogam contra Udinese e Genoa, respetivamente.

Jogos da 2.ª jornada da Serie A

Sexta-feira

Cremonese - Sassuolo (17:30)

Lecce - AC Milan (19:45)

Sábado

Bolonha - Como (17:30)

Parma - Atalanta (17:30)

Nápoles - Cagliari (19:45)

Pisa - AS Roma (19:45)

Domingo

Génova - Juventus (17:30)

Torino - Fiorentina (17:30)

Inter - Udinese (19:45)

Lazio - Verona (19:45)