Mais

Antevisão Serie A: Inter defronta a rejuvenescida Fiorentina numa jornada de emoções fortes

Pietro Comuzzo tem sido um dos destaques da Fiorentina
Pietro Comuzzo tem sido um dos destaques da FiorentinaMarco Canoniero / Shutterstock Editorial / Profimedia
O atual campeão Inter de Milão está envolvido numa luta extremamente emocionante pelo título da Serie A e vai defrontar no domingo a rejuvenescida Fiorentina, um dos candidatos mais improváveis ao Scudetto. O Nápoles, que joga fora contra o Torino no domingo, é o líder, mas os perseguidores Atalanta, Inter, Fiorentina e Lazio estão apenas um ponto atrás.

A Fiorentina não termina entre os quatro primeiros desde 2015, tendo ficado em oitavo lugar nas duas últimas épocas, mas os adeptos esperam agora um regresso à Liga dos Campeões, se não mais, com o novo treinador Raffaele Palladino. Palladino substituiu Vincenzo Italiano, que saiu para o Bolonha, e depois de um início difícil, que deixou alguns a pensar se o antigo treinador do Monza estaria à altura da tarefa, conquistou agora verdadeiramente Florença.

Com uma vitória nos primeiros seis jogos, a Fiorentina estava na fila da direita, mas um ressurgimento notável produziu sete vitórias consecutivas.

Pietro Comuzzo

As dificuldades de Palladino surgiram com a mudança de plantel. A vitória por 2-0 sobre o Como no último fim de semana contou com sete jogadores da formação, que não atuaram no clube na temporada passada, e outro que mal apareceu na foto.

Pietro Comuzzo, um produto da academia da Fiorentina, jogou 39 minutos na liga na última temporada, mas o defesa de 19 anos começou 11 jogos sob o comando de Palladino. Enquanto o desempenho de Comuzzo lhe rendeu uma convocatória para a seleção italiana, dois recém-chegados estão a fazer as manchetes.

O David de Florença

Florença tem um novo David para rivalizar com a escultura renascentista de Michelangelo, com o guarda-redes David De Gea a realizar feitos heróicos contra os Golias do futebol italiano. De Gea, de 34 anos, deixou o Manchester United quando o seu contrato expirou, no ano passado, e esteve sem clube durante mais de 12 meses, até que Palladino permitiu-lhe voltar à ação.

O calendário da 14.ª jornada da Serie A
O calendário da 14.ª jornada da Serie AFlashscore

O espanhol ficou no banco nos três primeiros jogos do campeonato, mas foi titular nas eliminatórias da Liga Conferência e defendeu um penálti na decisão por pontapés da marca de grande penalidade, quando a Fiorentina venceu o Puskas Akademia. De Gea, que agora é titular, defendeu dois penáltis na vitória por 2-1 sobre o AC Milan e várias defesas importantes mantiveram viva a sequência de vitórias da Fiorentina, incluindo uma espetacular defesa contra o Como.

Kean impressiona

De Gea ainda fez uma assistência, preparando o primeiro golo do hat-trick de Moise Kean na vitória por 3-1 sobre o Hellas Verona. Kean, que não marcou em 20 jogos pela Juventus na temporada passada, marcou sete golos nos últimos quatro jogos do campeonato.

O Inter desloca-se a Florença no domingo (17:00), onde está invicto nas suas últimas sete visitas ao campeonato, enquanto a última vitória da Fiorentina em casa neste encontro remonta a 2017. Um empate nesta fase da época poderá satisfazer ambas as equipas nesse aspeto.

No entanto, uma vitória da Fiorentina faria a equipa sonhar com um regresso à antiga glória, já que a última das suas duas vitórias no campeonato aconteceu alguns meses antes de o primeiro homem pisar a lua, em 1969.

A invicta Juventus

A Lazio joga em Parma no domingo (14:00), enquanto a Atalanta joga fora de casa contra a AS Roma na segunda-feira (19:45). A Juventus é a única equipa invicta do campeonato, mas sete empates colocam-na a quatro pontos do sexto lugar e viaja até Lecce no domingo (19:45).

O AC Milan de Paulo Fonseca e Rafael Leão é o sétimo classificado e, apesar de ter disputado uma partida a menos, tem 10 pontos a menos que o Nápoles. O AC Milan visita o Empoli no sábado (17:00).