Mais

Antevisão Serie A: Nápoles planeia aproveitar a ausência dos rivais para escalar

Giacomo Raspadori, do Napoli, marca
Giacomo Raspadori, do Napoli, marcaReuters / Ciro De Luca
O Nápoles pode roubar a cena aos outros candidatos ao título da Serie A quando jogar contra a Fiorentina no sábado, aproveitando o fato de os principais rivais estarem ocupados com jogos da Supertaça de Itália, na Arábia Saudita.

Inter de Milão, Atalanta, Juventus e AC Milan disputam a Supertaça da Itália em Riade, enquanto os demais jogos da Serie A serão realizados como previsto.

Assim, a equipa de Antonio Conte pode ultrapassar a Atalanta no topo da classificação se evitar uma derrota contra a Fiorentina. A Atalanta e o Nápoles estão atualmente empatados com 41 pontos.

Os cinco primeiros da Serie A
Os cinco primeiros da Serie AFlashscore

O renascimento da Fiorentina, depois de uma impressionante série de oito vitórias consecutivas no campeonato, parece ter estagnado, já que a equipa conquistou apenas um ponto nos últimos três jogos e agora está em quinto lugar na tabela, com 32 pontos.

O Nápoles não poderá contar com o defesa Alessandro Buongiorno, lesionado, enquanto a Fiorentina não poderá contar com Edoardo Bove.

Equipas da capital em contraste

Os destinos dos dois clubes da capital, AS Roma e Lazio, têm sido muito diferentes. A Lazio está em quarto lugar, a apenas seis pontos da liderança, e também lidera a Liga Europa. A Roma, por sua vez, está a 21 pontos do topo da tabela, em 10.º lugar, e já conta com o terceiro treinador da temporada.

O técnico da Roma, Claudio Ranieri, que assumiu o comando em novembro, admitiu que a equipa precisava de um impulso moral após toda a turbulência que teve de suportar.

"Quando se assume o comando a meio da época, há sempre alguma confusão, a moral dos jogadores não está no seu melhor. Tentei devolver-lhes o entusiasmo e o sorriso", disse ao jornal italiano Gazzetta dello Sport antes do clássico de domingo contra a Lazio.

"Pouco a pouco, estamos a unir-nos: estivemos bem, mas ainda não como eu gostaria. O caminho no futebol é sempre a subir. Em Inglaterra diz-se: 'Roma não foi construída num dia'. Ninguém tem uma varinha mágica", apontou.

Na parte inferior da tabela, o antigo clube de Ranieri, o Cagliari, enfrenta o Monza no domingo, com ambas as equipas a lutarem contra a ameaça de despromoção. O Monza segura a lanterna-vermelha com apenas 10 pontos em 18 jogos, enquanto o Cagliari é o 18.º classificado, com 14 pontos.

O recém-nomeado treinador do Monza, Salvatore Bocchetti, começou o seu mandato com uma derrota por 2-1 contra o Parma, com o golo decisivo a surgir aos 90+8 minutos. Agora, espera uma reviravolta rápida à medida que a temporada se aproxima da metade.