Mais

Abel Ferreira recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Lousada

Pedro Gomes, presidente da Câmara Municipal de Lousada, entregou a distinção a Ana Xavier, esposa de Abel Ferreira
Pedro Gomes, presidente da Câmara Municipal de Lousada, entregou a distinção a Ana Xavier, esposa de Abel FerreiraCM Lousada

Abel Ferreira divulgou e reagiu esta segunda-feira ao facto de lhe ter sido atribuída a Medalha de Ouro de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Lousada. 

A distinção foi entregue pelo presidente do município, Pedro Daniel Machado Gomes à esposa de Abel Ferreira, Ana Xavier, pelo facto de Abel estar em competição e não ter podido deslocar-se a Portugal.

A mensagem de Abel Ferreira
Flashscore

Abel Ferreira é natural de Penafiel mas a esposa é natural de Lousada e é nesse município que têm habitação familiar desde há muitos anos, daí ser considerado um “filho da terra”.

O município de Lousada justificou e distinção pelo facto de Abel Ferreira ser um conceituado treinador de futebol, com brilhante percurso desportivo.

Após ter sido jogador do FC Penafiel – da sua cidade natal –, Vitória SC, SC Braga e Sporting, pelo qual conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças, enveredou depois pela carreira de treinador, vencendo o Campeonato Nacional de Juniores - Sub19 pelo Sporting. Já na equipa sénior do SC Braga levou o clube a vários registos históricos, entre percentagem de vitórias, classificação entre vários outros.

Na Grécia, orientou o PAOK, que se tornou vice-campeão e com presença animadora nas competições europeias.

No clube atual, o Palmeiras, no Brasil, onde se encontra desde 2020, alcançou as maiores proezas, que o habilitam como dos técnicos mais vencedores na história do clube e do país: duas Copas Libertadores da América (2020 e 2021), dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Brasil (2023), uma Recopa Sul-Americana (2022) e três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024). É, hoje, o treinador com mais títulos na história do Palmeiras, a par de Oswaldo Brandão, e também o treinador estrangeiro com mais títulos conquistados no futebol brasileiro (10). Soma ainda o maior número de finais disputadas na história do Palmeiras (12) e é o técnico com mais vitórias do clube na Copa Libertadores.

Foi distinguido com vários prémios individuais, nomeadamente o de Melhor Treinador do Campeonato Brasileiro (2022), o de Melhor Treinador da América, atribuído pelo jornal El País do Uruguai (2021), e uma nomeação para Melhor Treinador do Mundo do Ano nos Globe Soccer Awards (2022). Em Portugal, foi agraciado com o Prémio Quinas de Ouro, da Federação Portuguesa de Futebol, e com o Prémio Mérito, da Liga Portugal.

Condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, recebeu também o título de cidadão paulistano e a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo do Estado de São Paulo – a maior distinção do governo estadual.

Demonstra igualmente elevada sensibilidade social, tendo já doado vários milhões de euros a organizações solidárias através da venda do seu livro Cabeça Fria, Coração Quente, e de outros projetos, sendo também embaixador da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias – que promove o acesso à leitura em regiões brasileiras carecidas – e apoiante de diversas organizações não governamentais dedicadas ao combate às desigualdades e à promoção do desenvolvimento humano.