Mais

Brasileirão: Artur Jorge sagra-se campeão com o Botafogo

O Botafogo levantou o troféu
O Botafogo levantou o troféuMauro PIMENTEL / AFP

O treinador português concluiu semana história em que juntou a conquista da Libertadores e a do Brasileirão, numa dobradinha inédita. É apenas o segundo título da história do emblema carioca.

Missão cumprida. Depois do trauma da época passada, o Botafogo sagrou-se campeão brasileiro ao vencer o São Paulo (2-1), na última jornada do Brasileirão. A equipa orientada por Artur Jorge conseguiu assim segurar a liderança perante a ameaça do Palmeiras de Abel Ferreira que ainda aspirava a ser a única equipa a conseguir um tricampeonato consecutivo.

É um título para a história do Fogão, que junta esta conquista doméstica ao triunfo na Libertadores. Uma dobradinha que nunca tinha acontecido na história do conjunto carioca e que iguala os feitos de Santos (1962 e 1963) e Flamengo (2019).

Artur Jorge junta-se também a Paulo Autuori como os únicos treinadores a conquistarem o Brasileirão pelo Botafogo. O primeiro título data de 1995 (numa altura em que o campeonato era decidido em eliminatórias) e desde então o Glorioso atravessou um jejum de 29 anos.

Terceiro treinador português a sagrar-se campeão no Brasil, depois de Jorge Jesus (Flamengo) e Palmeiras), Artur Jorge conquistou o primeiro campeonato enquanto treinador, naquela que é a primeira aventura no estrangeiro. Em Portugal passou por Famalicão, Tirseense, Limianos e SC Braga.

Botafogo 2-1 São Paulo

Apenas um cenário tirava o título nacional do Botafogo no Nilton Santos: vitória do São Paulo no Nilton Santos e triunfo do Palmeiras sobre o Fluminense no Allianz Parque. No entanto, o Botafogo jamais foi ameaçado pelo Tricolor, que foi ao Rio com uma equipa com muitas rotações.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A partida começou morna e o zero do placar só saiu após um enorme erro da defesa são-paulina, aos 37 minutos, que culminou numa cavadinha mortal – e elegante – de Savarino. O golo aconteceu quando os adeptos no Nilton Santos ainda celebravam o golo do Flu contra o Palmeiras.

A partir do 1-0, o Botafogo tomou conta e só não ampliou ainda no primeiro tempo devido a dois milagres do guarda-redes Jandrei.

Na segunda etapa, os anfitriões seguiram dominantes, mesmo com o erro de Marlon Freitas que, aos 18 minutos, rendeu o gol0 de empate de William Gomes. Aos 90+2 minutos, Gregore selou o título com triunfo.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore