Recorde as incidências da partida
Comandado pelo antigo médio do FC Porto Luis "Lucho" González, o conjunto da cidade sulista de Curitiba caiu diante do recém-coroado vice-campeão da Taça Libertadores graças a um golo de Rubens, que aproveitou a recarga de um penálti perdido por Hulk aos 73 minutos do segundo tempo.
O Furacão começou a jornada fora da zona de despromoção, mas acabou por para a 17.ª posição após as vitórias do Fluminense (13.º) sobre o Palmeiras (2.º) e do Red Bull Bragantino (16.º) sobre o Criciúma (18.º).
Liderado pelo experiente Fernandinho, ex-jogador do Manchester City, o Paranaense foi despromovido pela quarta vez na sua história, após quedas em 1989, 1993 e 2011.

O clube vai disputar a Série B poucos anos depois de jogar a sua segunda final de Taça Libertadores (perdendo para o Flamengo em 2022) e ganhar a sua segunda Sudamericana (2021).
O Rubro-Negro teve uma temporada de muitos altos e baixos e muitas mudanças no banco, com quatro técnicos ao longo do ano: o colombiano Juan Carlos Osorio, o brasileiro Alexi Stival "Cuca", o uruguaio Martín Varini e o argentino Lucho González.
Na Taça Sul-Americana e na Taça do Brasil, a equipa caiu nos quartos-de-final, enquanto venceu o Campeonato Paranaense em abril.
A queda foi um dos momentos emocionantes de uma última jornada do Brasileirão, em que outros grandes equipas, como Fluminense e Mineiro, também tiveram chances de cair de divisão, e em que o Botafogo sagrou-se campeão pela primeira vez desde 1995.