Mais

Brasileirão: Atlético Goianiense é a primeira equipa matematicamente despromovida

Torcida do Furacão apavorou o Dragão na Baixada
Torcida do Furacão apavorou o Dragão na BaixadaAGIF / ddp USA / Profimedia
Com a derrota sofrida no terreno do Athletico Paranaense (2-0) na quarta-feira, na 34.ª jornada do Brasileirão, o Atlético Goianiense disse adeus às possibilidades de manutenção na Série A.

Confira o resumo de Athletico-PR 2x0 Atlético-GO

A segurar a lanterna-vermelha do torneio, o Dragão soma 26 pontos em 34 jogos. Faltam apenas quatro jogos para o fim do Brasileiro (12 pontos em disputa) e a equipa está a 11 pontos da linha de água, mas por causa da combinação de confrontos dos rivais, os goianos já não fogem da queda.

Zona da degola do Brasileirão
Zona da degola do BrasileirãoFlashscore

Se vencer os jogos restantes, o Dragão chegará a 38 pontos, um ponto acima de Fluminense — primeiro equipa fora dos últimos quatro —, Criciúma e Bragantino.

Contudo, devido aos duelos entre  Fluminense-Criciúma (jornada 35) e RB Bragantino-Criciúma (jornada 38), um dos três vai acabar obrigatoriamente com pontuação maior do que os 38 que Atlético ainda pode alcançar.

Os últimos jogos do Atlético são contra Palmeiras (casa), Vasco (fora), Fortaleza (casa) e Bahia (fora). A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o site estatístico Chance de Gol confirmam que o Dragão está 100% despromovido.

Probabilidade de despromoção

Confira as probabilidades de queda após a 34.ª jornada do Brasileirão, segundo a UFMG:

1) Atlético-GO: 100%

2) Cuiabá: 99.83%

3) Criciúma: 61%

4) Bragantino: 52.1%

5) Juventude: 42%

6) Fluminense: 24.5%

7) Athletico-PR: 10.4%

8) Grémio: 6.4%

9) Vitória: 3.3%

O Dragão disputou a Segundona em 2022
O Dragão disputou a Segundona em 2022ACG

Volta à Série B

A melhor classificação do Atlético Goianiense nesta temporada foi a 16.ª posição, alcançada na 10.ª jornada. Na 15.ª, os goianos assumiram o último posto e dali não saíram. Em 34 partidas, somam apenas 6 vitórias, 8 empates e 20 derrotas (aproveitamento de 25%). A equipa sofreu 52 golos, a pior defesa, e tem o pior saldo de gols (-28) do torneio.