O Botafogo venceu o Bahia por 2-1 esta quinta-feira, no Nilton Santos, na 26.ª jornada do Brasileirão. Santi Rodríguez abriu o marcador no primeiro tempo, e Jeffinho ampliou no minuto inicial da segunda parte. O Esquadrão reduziu por Rodrigo Nestor, mas perdeu Sanabria numa expulsão polémica logo depois.
Recorde as incidências da partida

O Botafogo levou a melhor no confronto direto e assumiu o 4.º lugar, com 43 pontos. O Alvinegro ultrapassou o Mirassol (5.º) pelo saldo de golos, mas tem um jogo a mais. Já o Bahia estacionou na 6.ª posição, com 40 pontos — com uma partida a menos.
O Botafogo encerrou um jejum de cinco jogos sem ganhar ao Bahia, após três derrotas e dois empates. A equipa de Davide Ancelotti também registou a segunda vitória seguida como visitada no Brasileirão.
As equipas voltam a entrar em campo no fim de semana para a 27.ª jornada da Série A. O Botafogo visita o Internacional no sábado, no Beira-Rio; o Bahia recebe o líder Flamengo no domingo, na Fonte Nova.
Santi e Jeffinho decidem para o Bota
O Botafogo resistiu aos minutos iniciais de controlo do Bahia e foi bem mais efetivo quando teve a bola no primeiro tempo. O Alvinegro abriu o placar aos 27 minutos, quando Vitinho cruzou rasteiro para um remate cruzado e preciso de Santi Rodríguez.
Após um começo tímido no clube, o urugaio ganhou sequência desde o fim de agosto e tem dado nas vistas, com dois golos nos últimos três jogos. O Bahia ainda assustou com um remate de Zé Guilherme na trave antes do intervalo, mas Jeffinho ampliou para o Botafogo com apenas 21 segundos da segunda parte.
O atacante encerrou um jejum de um ano e cinco meses sem marcar. O último golo datava de 16 de maio de 2024, na vitória sobre o Universitario na Libertadores.

Expulsão polémica
Quando o jogo parecia definido, Rodrigo Nestor contou com um desvio na cobrança de um livre e devolveu a esperança ao Bahia. O ânimo pelo gool aos 10 minutos, porém, foi embora rapidamente. Logo depois, o árbitro Felipe Fernandes de Lima expulsou Sanabria com o segundo amarelo por simular um penálti..
A disputa pareceu normal, mas o atacante do Bahia foi de facto tocado nas costas por Marlon Freitas antes de cair. Como não há revisão de cartão amarelo, o VAR nada pôde fazer. Mesmo com a desvantagem numerica, o Esquadrão lançou-se ao ataque, pressionou na reta final e ameaçou o empate.

Mais 6 baixas no Bahia
Luciano Juba saiu com dores na coxa aos 19 minutos. No segundo tempo, Ramos Mingo também sentiu um desconforto na coxa e precisou de deixar o campo. E além do expulso Sanabria, três jogadores receberam o terceiro cartão amarelo: Santiago Arias, Rodrigo Nestor e Gabriel Xavier.
Já no banco, Juba levou cartão por protestos e também ficou suspenso. O Bahia pode ter incríveis 13 ausências no duelo contra o Flamengo, pois João Paulo, David Duarte, Kanu, Caio Alexandre, Erick, Ruan Pablo e Erick Pulga estão no departamento médico.
