Mais

Brasileirão: CBF afasta árbitros após erros nos jogos da segunda jornada

Bruno Arleu de Araújo foi muito questionado
Bruno Arleu de Araújo foi muito questionadoČTK/AP/Marlon Costa

A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou nesta segunda-feira o afastamento de toda a equipa de arbitragem dos duelos Sport x Palmeiras e Internacional x Cruzeiro, ambos da segunda jornadado Brasileirão.

Os dois jogos tiveram decisões cruciais da arbitragem consideradas erradas pela Comissão de Arbitragem. Na partida entre Sport e Palmeiras, um penálti inexistente foi marcado por Bruno Arleu de Araújo nos acréscimos do segundo tempo. A marcação definiu a vitória do Verdão por 2-1. No duelo entre Internacional e Cruzeiro, Marcelo de Lima Henrique expulsou Jonathan Jesus, da Raposa, num lance que não houve falta.

Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipas das partidas em que, na visão do CCEI, houve erros. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais erros nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, disse Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF.

Além da suspensão, a CBF também anunciou que realizará um treino com os árbitros que atuam na Série A a partir da próxima semana. Vão-se apresentar no dia 14 para uma série de atividades no campo do Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro.

A CBF fará treinamento no Rio de Janeiro
A CBF fará treinamento no Rio de JaneiroThais Magalhães/CBF

A decisão foi tomada após uma série de erros e decisões polémicas tomadas em jogos da segunda jornada do Brasileirão. Na reciclagem promovida pela CBF, jogadores de formação do futebol carioca vão simular jogos para a Comissão treinar os árbitros. Toda a estrutura de VAR também será montada no campo do CAER para reproduzir uma partida de futebol.

"Vamos trazer todos os árbitros da Série A do Brasileiro, com os auxiliares e toda a equipa de arbitragem, para o Rio na próxima semana. O objetivo é fazer todo o trabalho de campo, de mecânica de arbitragem, simulação de jogo com a nossa equipe de instrutores", afirmou Rodrigo Cintra.