Mais

Brasileirão: Claques do Corinthians proibidas nos estádios paulistas até ao fim do ano

Adeptos do Corinthians acenderam sinalizadores na final do Paulistão
Adeptos do Corinthians acenderam sinalizadores na final do PaulistãoMARINA UEZIMA/BRAZIL PHOTO PRESS/Brazil Photo Press via AFP
Seis claques organizadas do Corinthians, incluindo a Gaviões da Fiel, estão proibidas em jogos realizados no estado de São Paulo até ao fim do ano. A medida foi publicada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que acatou a recomendação do Ministério Público, após os episódios registados no segundo jogo da final do Estadual, contra o Palmeiras, na Neo Química Arena.

Na ocasião, adeptos do Corinthians acenderam sinalizadores no estádio em Itaquera e atiraram fogos de artifício para o relvado. A partida foi paralisada devido aos incidentes. 

"Atender integralmente a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, para que seja PROIBIDA a entrada, nos estádios de futebol, de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras etc.) que identifiquem os associados das torcidas organizadas: "GAVIÕES DA FIEL", "CAMISA 12", "FIEL MACABRA", "PAVILHÃO 9", "ESTOPIM DA FIEL" e "CORINGÃO CHOPP" a contar desta data", diz o comunicado da Federação Paulista de Futebol (FPF). 

O veto às claques organizadas não foi restrito apenas ao Paulistão, mas engloba todas as competições.

A fiscalização da medida caberá aos órgãos de segurança pública do estado de São Paulo e ao Ministério Público. 

O Corinthians joga nesta quarta-feira, diante do Huracán, às 23:00, na Neo Química Arena, em partida que marca a ronda inaugural do Grupo C da Taça Sul-Americana