Mais

Brasileirão: Cruzeiro trava o Palmeiras, retira-lhe a liderança e sobe ao segundo lugar (2-1)

Kaio Jorge fez Mineirão explodir por duas vezes com 5 minutos de jogo
Kaio Jorge fez Mineirão explodir por duas vezes com 5 minutos de jogoGustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro cumpriu com distinção a missão de derrotar o Palmeiras, impondo-se em casa com um triunfo por 2-1, em jogo da 11.ª jornada do Brasileirão. Kaio Jorge foi a grande figura da noite no Mineirão, perante 57 mil adeptos, ao apontar os dois golos da equipa da casa. Allan ainda reduziu perto do final, mas sem conseguir evitar a derrota da formação paulista. Esta foi a primeira derrota do Palmeiras fora de portas esta época (17 vitórias e 3 empates), com o Cruzeiro a voltar a vencer este adversário ao fim de sete anos.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O Cruzeiro foi recompensado por um início de jogo frenético e vertical. Com apenas cinco minutos, o marcador já assinalava 2-0 a favor da Raposa, com dois golos de Kaio Jorge, deixando um Palmeiras completamente desnorteado, enquanto o adversário voava em campo.

O primeiro golo surgiu após um canto, com um desvio a meio do percurso a encontrar o avançado ao segundo poste, que finalizou quase em cima da linha. O segundo contou com um toque de sorte, novamente na sequência de uma bola parada.

Na cobrança de um livre, a bola desviou nas costas do defesa Jonathan Jesus (assistência creditada), com Kaio Jorge a mostrar-se oportuno e a empurrar para o fundo da baliza, somando assim o seu oitavo golo em dez jogos na Série A.

O 2-0 deu tranquilidade ao Cruzeiro, que conseguiu controlar a reação do Palmeiras, que só despertou demasiado tarde. Cássio esteve em destaque sempre que chamado a intervir, garantindo a preciosa vantagem durante a segunda parte.

O Verdão reforçou-se com Paulinho e Vitor Roque no segundo tempo e lançou-se no ataque, mas o Cruzeiro esteve sólido a fechar os espaços. Sem necessidade de se expor ofensivamente, a Raposa geriu bem o resultado e só passou por momentos de aperto perto dos descontos, quando Allan reduziu e reacendeu a esperança do Palmeiras.

No entanto, o tempo que restava foi insuficiente para evitar a derrota, com o conjunto mineiro a dar nova prova da sua transformação face ao que vinha apresentando há poucas semanas.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Com este resultado, o Cruzeiro mantém-se invicto em casa no campeonato e sobe ao segundo lugar da tabela, com 23 pontos — apenas um atrás do líder Flamengo, que goleou o Fortaleza. O Palmeiras não esteve à altura no Gigante da Pampulha, caiu para o quarto lugar e viu a liderança escapar.

Este foi o 11.º jogo consecutivo sem perder para o Cruzeiro esta época, sendo já seis jornadas seguidas sem derrotas no Brasileirão. Por sua vez, o Palmeiras sofreu a segunda derrota consecutiva na Série A, ambas frente a adversários que actualmente estão acima na classificação.

Na próxima jornada, o Cruzeiro desloca-se ao terreno do Vitória, na quinta-feira, após a paragem para a Data FIFA. O próximo compromisso do Palmeiras será no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, frente ao FC Porto, no dia 15 de Junho.