Recorde aqui as incidências do encontro
O resultado baralhou novamente o Brasileirão, apertando a luta pelo título. O Palmeiras ainda permanece na frente, com 61 pontos, mas o Flamengo igualou a pontuação do adversário paulista.

O clima bélico criado nos bastidores do confronto deste domingo, tratado como uma decisão do Brasileirão, aumentou a tensão e o nervosismo no relvado do Maracanã. A arbitragem de Wilton Pereira Sampaio tornou-se protagonista, a começar por um penálti reclamado pelo Palmeiras por empurrão de Jorginho sobre Gustavo Gómez dentro da área. O lance ocorreu aos dois minutos.
Apesar das críticas, ou talvez por causa disso, o Mengão adiantou-se no marcador depois de um excelente passe de Pedro a isolar De Arrascaeta que aproveitou a defesa descompensada para bater Carlos Miguel.
A turma de Abel precisou de 15 minutos para responder, mas quando o fez foi com eficácia. Khellven levantou para a área e o tigrinho Vítor Roque saltou mais alto para cabecear com grande qualidade para restabelecer o empate. As notícias pioraram para a equipa da casa, quando Léo Ortíz foi obrigado a sair, rendido pelo lendário Danilo.
Porém, ainda na primeira parte, Bruno Fuchs foi ao chão após um choque com Pedro e, sedento de vingança, levantou-se para tropeçar o avançado que já estava a caminho da baliza. Penálti claro e infantil, que Jorginho se encarregou de cobrar, sem problemas, para fazer o 2-1.
Mas Pedro estava endiabrado e não ficaria por aí. Em cima do intervalo, roubou o esférico a Aníbal Moreno, foi lançado em profundidade por Arrascaeta e não perdoou no frente a frente com o goleiro adversário. 3-1 ao intervalo e Abel Ferreira com muito trabalho para fazer no balneário.
Na segunda parte, o Palmeiras carregou muito à procura do empate, mas falhou o alvo nas várias ocasiões que teve. Vítor Roque acertou na trave, Felipe Anderson atirou por cima e só em tempo de descontos é que Gustavo Gómez apareceu na grande área para ensinar aos companheiros como marcar. No entanto, já era demasiado tarde para uma recuperação e o Flamengo segurou os três pontos. Após o apito final, Piquérez foi expulso e falha o jogo com o Cruzeiro.
O que sustenta a liderança do Verdão é o número de vitórias — 19 contra 18 do Mengão. Ambas as equipas possuem ainda um jogo a menos no torneio. Em terceiro, com 56 pontos, o Cruzeiro corre por fora na disputa.
O triunfo do Flamengo ampliou a hegemonia que a equipa da casa carrega sobre o Palmeiras em confrontos no Maracanã. O Verdão não vence o Rubro-Negro no icónico estádio desde 2015, acumulando seis derrotas e quatro empates neste período.
Essa foi a segunda vitória consecutiva do Flamengo no campeonato após a derrota com o Bahia por 1-0, na Arena Fonte Nova, da 27.ª jornada. O Palmeiras, por sua vez, viu uma série de quatro vitórias consecutivas encerrar no Brasileirão, a última um implacável 5-1 sobre o Red Bull Bragantino.
As duas equipes viram atenções para as meias-finais da Taça Libertadores. O Flamengo recebe o Racing, da Argentina, enquanto o Palmeiras visita a LDU Quito.