Brasileirão: Fluminense e Fortaleza empatam (2-2) em jogo de loucos

Fluminense e Fortaleza protagonizaram um duelo muito disputado no Maracanã
Fluminense e Fortaleza protagonizaram um duelo muito disputado no MaracanãJorge Rodrigues/AGIF via AFP

Fluminense e Fortaleza empataram (2-2) nesta sexta-feira, no Maracanã, no encerramento da 34.ª jornada do Brasileirão. Em lados opostos da classificação, os Tricolores fizeram um bom jogo no Rio de Janeiro. Os cariocas saíram na frente com Lima, mas sofreram dois golos ainda no primeiro tempo, marcados por Moisés e Marinho. Mas, perto do fim, Germán Cano deixou a sua marca e garantiu o empate.

Fluminense 2-2 Fortaleza

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O início da partida foi todo do Fluminense, que empurrou o adversário contra a sua própria área e criou diversas oportunidades. As melhores vieram através de Keno no lado esquerdo. O camisola 11 do Flu infernizou a defesa do Fortaleza e acabou por criar a jogada do primeiro golo. Após bons pormenores perto da linha de fundo, o extremo cruzou rasteiro e a bola chegou a Lima. O atacante bateu com a canhota e venceu João Ricardo.

O domínio ofensivo continuou com os donos da casa, mas isso gerou espaço para o empate do Laion. Numa rápida transição para o ataque. Lucero escapou pela direita e cruzou para Moisés deixar tudo igual. O empate esfriou o Fluminense e equilibrou a partida. Já perto do intervalo, em nova subida que apanbhou a defesa de surpresa, o Fortaleza virou. Marinho recebeu pela direita, cortou Thiago Silva e bateu com estilo para o fundo da rede.

O segundo tempo começou mais aberto e a dinâmica mudou. O Flu tinha mais a bola, mas o Fortaleza ameaçava muito nos contra-ataques. Lucero ficou muito perto de ampliar, mas furou na pequena área. Do outro lado, Jhon Arias invadiu a área e parou em João Ricardo.

Germán Cano entrou no segundo tempo e salvou o Fluminense
Germán Cano entrou no segundo tempo e salvou o FluminenseLUCAS MERÇON/FLUMINENSE F.C.

Diante da necessidade extrema de pelo menos um golo, Mano Menezes promoveu mexidas e colocou os experientes Renato Augusto e Germán Cano. As mudanças geraram protesto da bancada, mas ajudaram o Fluminense a evitar a derrota. Já na reta final da segunda etapa, Samuel Xavier fez uma bela jogada e cruzou para a cabeça de Renato Augusto. O médio esticou-se e serviu Germán Cano. O argentino desviou e colocou no canto da baliza para conseguir o empate.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Não dá para afirmar que o empate resolveu a vida do Fluminense e muito menos evitou uma situação desesperadora para a próxima jornada. O atual campeão da Libertadores possui apenas um ponto de vantagem em relação à zona de despromoção e chegou ao quarto jogo consecutivo sem vencer. Na terça-feira, o Tricolor tem um confronto direto diante do Criciúma e, se perder, pode entrar na linha de água, quando faltarem três jornadas para o fim do campeonato.

O resultado no Maracanã teve um gosto agridoce para o Fortaleza. O Leão do Pici perdeu a oportunidade de ficar apenas três pontos atrás do líder ao ceder o empate. Já dono da melhor campanha do Nordeste na história dos pontos corridos, o conjunto de Juan Pablo Vojvoda chegou aos 64 pontos, três a menos que o Palmeiras e 5 atrás do Botafogo. Na próxima jornada, na terça-feira, o duelo será contra o Flamengo, no Castelão.