Fluminense 2-2 Fortaleza

O início da partida foi todo do Fluminense, que empurrou o adversário contra a sua própria área e criou diversas oportunidades. As melhores vieram através de Keno no lado esquerdo. O camisola 11 do Flu infernizou a defesa do Fortaleza e acabou por criar a jogada do primeiro golo. Após bons pormenores perto da linha de fundo, o extremo cruzou rasteiro e a bola chegou a Lima. O atacante bateu com a canhota e venceu João Ricardo.
O domínio ofensivo continuou com os donos da casa, mas isso gerou espaço para o empate do Laion. Numa rápida transição para o ataque. Lucero escapou pela direita e cruzou para Moisés deixar tudo igual. O empate esfriou o Fluminense e equilibrou a partida. Já perto do intervalo, em nova subida que apanbhou a defesa de surpresa, o Fortaleza virou. Marinho recebeu pela direita, cortou Thiago Silva e bateu com estilo para o fundo da rede.
O segundo tempo começou mais aberto e a dinâmica mudou. O Flu tinha mais a bola, mas o Fortaleza ameaçava muito nos contra-ataques. Lucero ficou muito perto de ampliar, mas furou na pequena área. Do outro lado, Jhon Arias invadiu a área e parou em João Ricardo.

Diante da necessidade extrema de pelo menos um golo, Mano Menezes promoveu mexidas e colocou os experientes Renato Augusto e Germán Cano. As mudanças geraram protesto da bancada, mas ajudaram o Fluminense a evitar a derrota. Já na reta final da segunda etapa, Samuel Xavier fez uma bela jogada e cruzou para a cabeça de Renato Augusto. O médio esticou-se e serviu Germán Cano. O argentino desviou e colocou no canto da baliza para conseguir o empate.

Não dá para afirmar que o empate resolveu a vida do Fluminense e muito menos evitou uma situação desesperadora para a próxima jornada. O atual campeão da Libertadores possui apenas um ponto de vantagem em relação à zona de despromoção e chegou ao quarto jogo consecutivo sem vencer. Na terça-feira, o Tricolor tem um confronto direto diante do Criciúma e, se perder, pode entrar na linha de água, quando faltarem três jornadas para o fim do campeonato.
O resultado no Maracanã teve um gosto agridoce para o Fortaleza. O Leão do Pici perdeu a oportunidade de ficar apenas três pontos atrás do líder ao ceder o empate. Já dono da melhor campanha do Nordeste na história dos pontos corridos, o conjunto de Juan Pablo Vojvoda chegou aos 64 pontos, três a menos que o Palmeiras e 5 atrás do Botafogo. Na próxima jornada, na terça-feira, o duelo será contra o Flamengo, no Castelão.
