O Grêmio e o Botafogo empataram 1-1, na Arena, em Porto Alegre, em jogo em atraso da 16.ª jornada da Série A do Brasileirão. Os dois golos surgiram na segunda parte. O ex-Tricolor Cuiabano inaugurou o marcador, após um belo passe de Marlon Freitas. Mas a equipa da casa chegou ao empate através do guarda-redes Tiago Volpi, de grande penalidade, já perto do fim do encontro.
Recorde as incidências da partida
As equipas dividiram os pontos, um resultado que não agrada a nenhum dos lados. Pelas circunstâncias, o Botafogo lamentou o golo sofrido no fim, num lance assinalado pela arbitragem, mas o Grêmio também ficou aquém das expectativas, já que procurava a vitória diante dos seus adeptos.

O Tricolor subiu uma posição na tabela e é agora 11.º classificado, com 29 pontos. A equipa tem sete pontos de vantagem sobre o Vitória, a primeira equipa abaixo da linha de despromoção.
O Grêmio completou o segundo jogo consecutivo sem derrotas no Brasileirão. A equipa orientada pelo treinador Mano Menezes vinha de uma importante vitória no clássico contra o Internacional por 3-2.

O Botafogo desperdiçou a oportunidade de entrar no G4. O Glorioso mantém-se em quinto lugar, com 40 pontos, três acima do Bahia, sexto, e a dois do Mirassol, quarto classificado.
A equipa de Davide Ancelotti somou o terceiro jogo seguido sem perder no Brasileirão. Na jornada anterior, o Botafogo venceu o Atlético-MG por 1-0, no Nilton Santos, jogando em inferioridade numérica.
Brilho dos guarda-redes
Apesar de algumas ausências importantes, o duelo entre Grêmio e Botafogo foi intenso do início ao fim. Na primeira parte, o Grêmio assumiu a iniciativa, criando ocasiões com Kannemann e Edenilson, mas encontrou dificuldades perante as defesas de Léo Linck.
O Botafogo, aos poucos, equilibrou a partida, com oportunidades de Arthur Cabral e em livres de Artur, todas neutralizadas por Volpi.

Lei do ex e Volpi ao resgate
Na segunda parte, o Botafogo abriu o marcador aos oito minutos. Marlon Freitas fez um excelente passe para Cuiabano, que finalizou com firmeza nas costas da defesa gremista. O ex-Tricolor estava a ser vaiado pelo público na Arena, mas não se inibiu de provocar. O Grêmio reagiu, pressionando, mas não conseguiu ultrapassar a defesa adversária.

Nos minutos finais, a insistência da equipa gaúcha foi recompensada. Numa cobrança de livre de Marlon, a bola tocou na mão de Matheus Martins dentro da área. Após revisão do VAR, o árbitro assinalou grande penalidade, convertida por Tiago Volpi, garantindo o empate a uma bola. Foi o segundo golo do guarda-redes no Brasileirão.
