Brasileirão: Guilherme brilha com dois golos mas Flamengo cede empate com Mirassol (3-3)

Guilherme foi o grande destaque do empate no interior paulista
Guilherme foi o grande destaque do empate no interior paulistaCaique Coufal/Flamengo

Mirassol e Flamengo empataram 3-3 este sábado, no Maião, na abertura da 38.ª e última jornada da Série A do Brasileirão 2025. Com as suas situações já definidas no torneio, as equipas proporcionaram aos adeptos um jogo eletrizante. O Rubro-Negro, mesmo com uma equipa suplente e recheada de jovens, esteve três vezes na frente do marcador, mas o Leão Caipira respondeu à altura e igualou o marcador em todas as ocasiões.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O grande destaque do Flamengo foi o médio Guilherme, de apenas 19 anos, com dois golos marcados. Quem também deixou a sua marca para o eneacampeão brasileiro foi Douglas Telles. 

Pelo lado do Mirassol, o principal nome do jogo foi Chico Kim, com um golo e uma assistência. Marcaram ainda, para o Leão Caipira, Alesson e Cristian Renato. 

O Flamengo fechou a sua participação no Brasileirão com 79 pontos — a segunda melhor campanha na história dos pontos corridos, atrás apenas dos 90 pontos de 2019. A equipa carioca agora vai concentrar as suas atenções na disputa da Taça Intercontinental, no Catar. 

O Mirassol, por sua vez, manteve a invencibilidade em casa no Brasileirão, algo que engrandece ainda mais a campanha do clube do interior paulista. 

Qualificado de forma direta para a fase de grupos da Taça Libertadores do próximo ano, o Leão Caipira terminou a Série A em quarto lugar, com 67 pontos, sendo 43 apenas como visitado. 

Valeu o bilhete

O Flamengo entrou em campo diante do Mirassol com alguns representantes do plantel principal, mas quem realmente se destacou foram os jovens do sub-20, comandados por Bruno Pivetti.

Mantendo o padrão de jogo estabelecido por Filipe Luís, a equipa combinou intensidade e controlo da bola para assumir o protagonismo desde os primeiros minutos.

Logo aos sete, Guilherme Gomes desviou um cruzamento e Douglas Telles aproveitou o ressalto para abrir o marcador. Os mais experientes do plantel tiveram oportunidades, mas não corresponderam: Michael, capitão da equipe, perdeu uma ocasião clara logo de seguida.

O Mirassol reagiu rapidamente e mostrou que não estava disposto a facilitar. Aos 12, Felipe Jonatan teve um belo toque de calcanhar para Chico Kim, que acertou no ângulo da baliza de Dyogo Alves. Mesmo com novas oportunidades desperdiçadas, entre elas uma finalização para fora de Wallace Yan, o Flamengo continuava a criar, mas também sofria com bolas nas costas da defesa. 

Ainda assim, voltou para a frente do marcador aos 30 minutos, quando Guilherme Gomes cortou da esquerda para o meio e acertou um belo remate no ângulo da baliza de Walter. A equipa paulista, porém, igualou novamente perto do intervalo, aos 40', em jogada de Chico Kim pela direita que terminou com Alesson a finalizar.

Para todos saírem felizes

O segundo tempo manteve o ritmo intenso, com ocasióes para os dois lados. O Flamengo voltou a tomar a dianteira quando Douglas Telles cruzou, Wallace Yan desviou e Guilherme Gomes, atento, fez o seu segundo golo na partida.

A resposta do Mirassol foi imediata: Carlos Eduardo arriscou de longe, Dyogo Alves fez uma boa defesa, mas Cristian aproveitou o ressalto para fechar o marcador e determinar a igualdade. Festa de ambos os lados. O campeão soltou o grito mais uma vez, enquanto a equipa surpresa do Brasileirão celebrou a histórica jornada. 

O Flamengo volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, contra o Cruz Azul, do México, para o dérbi das Américas da Taça Intercontinental

O Mirassol regressa em 2026. O primeiro desafio do Leão Caipira na temporada será o São Paulo, na jornada inaugural do Paulistão, no dia 11 de janeiro. 

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform