Este artigo inclui ligações para afiliados. A análise é independente. Jogue com responsabilidade. +18
Bastaram duas jornadas para soarem vários alarmes no Brasileirão 2026. O Flamengo ainda não venceu na prova (perdeu com o São Paulo e empatou em casa com o Internacional), enquanto o Corinthians, que ergueu a Supertaça precisamente diante do Fla, começou a Série A com um desaire frente ao Bahia.
Confira todos os detalhes do Brasileirão 2026
Na extremidade oposta, o RB Bragantino lidera a tabela com 100% de aproveitamento, após vitórias sobre Coritiba e Atlético-MG, sendo que Palmeiras e Chapecoense também se estrearam com pujança. À entrada para a 3.ª jornada, a classificação do Brasileirão é composta por um bloco alargado de conjuntos com quatro pontos conquistados. Um dos maiores destaques é o desempenho do Cruzeiro, que ainda não pontuou, tendo uma diferença de golos marcadamente negativa.
Nesta previsão da jornada, vamos analisar o contexto recente das equipas, e comparar os seus desempenhos nas duas rondas anteriores e nos estaduais, a fim de encontrarmos mercados de aposta prudentes. Como sempre, apoiamo-nos nas estatísticas mais decisivas e nas odds mais interessantes das casas de apostas em Portugal.
Vitória - Flamengo (quarta-feira, 00:30)

O Vitória começou o Brasileirão a todo o gás. Cumpriu as expectativas na estreia, através de um 2-0 sobre o Remo no Barradão, com a contribuição dos tentos de Renato Kayzer e Gabriel Baralhas, num encontro em que o leão da Barra aplicou uma pressão asfixiante na segunda parte. Na ronda seguinte, porém, ressentiu-se da diferença de qualidade entre as duas formações em campo: foi goleado por 5-1 pelo Palmeiras na Arena Barueri, tendo sido dominado logo na primeira metade.
O conjunto no qual alinha o português Rúben Ismael continua bastante ativo fora das quatro linhas: anunciou a contratação do avançado Lucas Silva, que já passou por Portugal, por empréstimo do Seoul até ao final do ano, reforçando assim um setor ofensivo que precisa de muita pólvora para encarar uma temporada que se adivinha muito difícil. O plantel parece-nos competitivo, mas terá de subir de nível nos embates com as formações mais fortes fora de portas.
Será justo afirmar que o Flamengo vive um início de 2026 turbulento. Estreou-se no Brasileirão consentindo uma reviravolta para o São Paulo na derrota por 2-1 no MorumBIS, numa partida em que o ex-Sporting Gonzalo Plata abriu o marcador. Adiante, todavia, não só permitiu dois tentos sem resposta ao adversário, como Jorginho foi expulso. Seguidamente, empatou com o Internacional no Maracanã (1-1), num jogo que ficou marcado por momentos de pura tensão: os adeptos apuparam a equipa, cujo desempenho foi abaixo do esperado para um candidato ao troféu.
Também é relevante a derrota na Supertaça com o Corinthians (2-0) - partida esta que contou com muita polémica no VAR, e na qual assistimos à expulsão de Carrascal já após o intervalo, pelo que aumenta a pressão sobre Filipe Luís em pleno início de época. O fim de semana trouxe um certo alívio, graças à goleada sobre o Sampaio Corrêa no Campeonato Carioca (7-1), vitória esta que garantiu uma vaga nos quartos de final, e serviu de balão de oxigénio para a turma de Danilo, Alex Sandro e do ex-Gil Vicente Andrew.
Os dados estatísticos apontam para um triunfo do Flamengo, quando mais não seja, graças ao poderio do seu plantel, e igualmente pela ausência do lesionado Renato Kayzer dos convocados do Vitória. Eis uma forma de aumentar as odds desta previsão, com a cautela devida: incluímos uma previsão no total de golos marcados.
Prognóstico: Flamengo Vence e Mais de 1.5 Golos a 2.02 na Betano
Explicação: Vence a aposta se o Flamengo sair vencedor diante do Vitória, num encontro cujo marcador terá de possuir pelo menos dois golos.
Mirassol - Cruzeiro (quarta-feira, 22:00)

O Mirassol iniciou a sua caminhada no Brasileirão 2026 com uma vitória por 2-1 sobre o Vasco da Gama no Maião, confirmando deste modo a sua autoridade nos duelos caseiros. Ainda foi a tempo de obter um empate diante do Remo na cidade de Belém (2-2), pelo que soma quato pontos em duas jornadas, assegurando assim uma posição no top 4 da tabela.
No Campeonato Paulista, o Mirassol surge na metade superior da classificação, pese embora a sua margem de manobra diminuta. Os desempenhos recentes do conjunto do ponta-de-lança André Luís (que jogou no Moreirense e no Chaves) deixam transparecer a sua competitividade: tem até uma diferença de golos positiva; todavia, ainda não encontrou a consistência necessária. Imutável é a sua produção ofensiva, aspeto este que ficou patente nas duas jornadas iniciais.
O Cruzeiro levou um banho de realidade na sua estreia no Brasileirão. Foi goleado pelo Botafogo no Nilton Santos (4-0), resultado este que ainda se tornou mais pesado, devido à expectativa que pairava sobre o plantel, na sequência de investimentos avultados em nomes como Gérson, Kaio Jorge e Keny Arroyo. Depois, a raposa perdeu em casa com o Coritiba, terminando a segunda jornada sem pontos conquistados, com uma diferença de golos lamentável (-5), e como o lanterna vermelha da prova.
A formação orientada por Tite voltou a sorrir no fim de semana, tendo logrado um triunfo por 2-0 no "clássico" contra o América no Mineirão. Kaio Jorge bisou na partida, comprovando que ainda tem a mira afinada, e reforçando a ideia de que será determinante para o percurso do Cruzeiro esta época. Esta vitória ofereceu à raposa a liderança da tabela no estadual, sendo que falta apenas uma jornada para assegurar um lugar na próxima fase.
Neste embate de quarta-feira, preferimos apoiar as possibilidades do Mirassol perante um Cruzeiro debilitado. Apostamos, contudo, com as precauções necessárias, evitando prejuízo no cenário de empate, o qual servirá para anular a mesma previsão.
Prognóstico: Empate Anula a Aposta (Mirassol) a 1.55 na Betano
Explicação: Sai vitorioso apenas com uma vitória do Mirassol; mas em caso de uma igualdade com o Cruzeiro, a aposta é automaticamente revertida, reavendo assim o investimento.
São Paulo - Grémio (quinta-feira, 00:30)

O início de época do São Paulo foi memorável, graças à reviravolta lograda diante do Flamengo no MorumBIS (2-1), um resultado que serviu para aliviar a pressão sobre o técnico Hernán Crespo, aumentando também os índices de confiança - afinal, venceu o atual campeão. Seguiu-se uma divisão de pontos com o Santos na Vila Belmiro (1-1), o que permitiu ao tricolor manter-se invicto e com quatro pontos na tabela, aproximando-se até da liderança do Brasileirão.
No Paulistão, também recuperou de uma desvantagem no duelo com o Primavera em casa; atualmente, sete rondas volvidas, encontra-se em lugares de qualificação. Em tempos recentes, a turma de Cédric Soares não tem sido propriamente consistente; ainda assim, mostra-se difícil de bater nos encontros mais exigentes; e do ponto de vista ofensivo, jogadores como Jonathan Calleri, Luciano e Danielzinho levam a equipa às costas, estando à altura das suas necessidades.
O Grémio estreou-se nesta edição do campeonato com um desaire ante o Fluminense no Maracanã (2-1), num duelo de fino recorte técnico em que muito sofreu com a capacidade ofensiva adversária. Na ronda seguinte, a turma de Luís Castro conseguiu reagir diante dos seus adeptos, tendo alcançado a primeira vitória na prova, podendo encarar a 3.ª jornada com três pontos e uma diferença de golos positiva.
No gauchão, a formação de São Paulo vem utilizando formações alternativas de quando em vez. Terminou a fase preliminar com a liderança da tabela, e no passado fim de semana, confirmou o seu lugar na meia-final graças a uma vitória sobre o São Luiz, na qual rodou a equipa, tendo Hernán Crespo lançado vários jovens. Ficamos com a sensação de que esta enorme rotatividade implementada procura garantir a frescura da equipa tanto no estadual, como no campeonato.
São Paulo e Grémio vão apresentar neste compromisso o seu elevado potencial ofensivo, o qual tem revelado alguma consistência ao longo da temporada, pelo que é amplamente provável que vejamos golos nas duas balizas. Considerando que o mercado "1x2" não é dos mais acessíveis neste embate, será mais prudente selecionarmos uma opção que incida sobre golos, apostando na inspiração atacante das duas formações.
Prognóstico: Ambas Marcam a 1.72 na Betano
Explicação: Independentemente do marcador final, garante lucro se São Paulo e Grémio apontarem pelo menos um golo cada.
Fluminense - Botafogo (quinta-feira, 22:30)

O Fluminense estreou-se no Brasileirão 2026 com um triunfo sobre o Grémio por 2-1 no Maracanã, confirmando a ideia de que se trata de uma formação incisiva com bola e forte nos duelos caseiros. Fora de portas, na jornada seguinte, empatou com o Bahia: obteve, então, quatro pontos e a invencibilidade.
No Campeonato Carioca, os comandados por Luis Zubeldía vêm de resultados importantes, incluindo uma vitória no "clássico" com a turma do Flamengo. O emblema do Rio de Janeiro encara esta época com os níveis de confiança no máximo, tendo um plantel consolidado e assistindo ao encaixe perfeito das suas contratações - e até já venceu um troféu, a Taça Guanabara.
Já o Botafogo atropelou o Cruzeiro na ronda inaugural, tendo obtido um 4-0 no Nilton Santos, resultado este que chamou a atenção pelo volume ofensivo do fogão, e pela forma como conseguiu acelerar o jogo na segunda parte. O seu estado de graça não durou muito, uma vez que perdeu o festival de golos com o Grémio (5-3), ficando assim com três pontos e um saldo de golos ainda positivo.
No Campeonato Carioca, o Botafogo tem rodado bastante o plantel - os próprios resultados têm sofrido com isso; todavia, não deixa de se mostrar competitivo, e até garantiu a passagem para a fase decisiva. O desaire com o Vasco da Gama no fim de semana passado, no qual dois elementos receberam o cartão vermelho, deixou a equipa do ex-FC Porto Martin Anselmi numa série de três derrotas consecutivas, uma circunstância quedeixou de nervos em franja a massa adepta alvinegra.
O ímpeto ofensivo do Botafogo tem sido por demais evidente no Brasileirão: marcou sete golos em apenas duas jornadas; enquanto o Flu contribuiu para o marcador no mesmo número de rondas. Neste clássico, repetimos o tipo de previsão anteriormente mencionado, até porque este tipo de duelos costuma ser imprevisível, e principalmente pela obrigação destes dois conjuntos em expor-se ainda mais, a fim de crescerem no campeonato.
Prognóstico: Ambas Marcam a 1.65 na Betano
Explicação: Caso Fluminense e Botafogo acrescentem golos ao resultado final, sai vencedor nesta aposta.
Corinthians - RB Bragantino (quinta-feira, 23:00)

Até ao momento, o Corinthians é uma das duas equipas que ainda só participaram num duelo do Brasileirão 2026. Esse duelo não deixou boas memórias, já que perdeu por 1-2 ante o Bahia na Neo Química Arena - derrota esta que tornou evidente o desgaste decorrente do encontro da Supertaça, a qual vencera meros dias antes contra o Flamengo. O embate da segunda jornada foi entretanto adiado para o dia 19 de fevereiro.
Todavia, o clima no balneário do timão não é inteiramente negativo. A turma de Dorival Júnior, como referimos, ergueu o troféu da Supertaça diante do Fla. Embora tendo sido derrotado pelo arquirrival Palmeiras (1-0) no Paulistão - num duelo em que Memphis Depay desperdiçou uma grande penalidade -, continua entre os oito primeiros na tabela da fase preliminar do torneio estadual.
À entrada para a 3.ª jornada, o RB Bragantino é a sensação do campeonato. Os comandados por Vagner Mancini venceram o Coritiba pela margem mínima fora de casa na estreia (0-1), tendo repetido a dose contra o Atlético-MG na segunda ronda, assumindo a liderança da tabela com dois triunfos em dois possíveis.
No Paulistão, o leão da zona também se apresenta a um nível interessante, discutindo o topo da tabela, sendo detentor de uma das mais saudáveis diferenças de golos da prova. O líder do Brasileirão 2026 mantém a sua identidade: intensidade, pressão alta e muitos elementos dentro da área adversária nas iniciativas ofensivas, uma tendência que se tem traduzido num elevado número de oportunidades claras de golo - ainda que tal não tenha desencadeado goleadas nas duas primeiras jornadas.
Neste Corinthians - RB Bragantino, o massa bruta parece-nos o maior candidato ao triunfo, pese embora o facto de não ser tido como o favorito nas casas de apostas em Portugal. Novamente preferindo uma abordagem menos arriscada, abrangemos dois cenários no marcador final deste embate, favorecendo, no entanto, o comandante da prova.
Prognóstico: Hipótese Dupla - RB Bragantino ou Empate a 1.70 na Betano
Explicação: Assegura lucro com este mercado de dupla possibilidade se o RB Bragantino vencer o Corinthians, ou caso se verifique uma igualdade.
Internacional - Palmeiras (sexta-feira, 00:30)

O conjunto do Internacional arrancou com o pé esquerdo no Brasileirão: encaixou uma derrota por 1-0 com o Athletico-PR no Beira-Rio na sua estreia. Adiante, obteve um empate com o Flamengo no Maracanã (1-1), demonstrando que tem a qualidade necessária para discutir a vitória com qualquer conjunto no campeonato.
O desempenho da formação de Porto Alegre diante do Fla foi um golpe de mestre do técnico Paulo Pezzolano, que ajustou o sistema tático habitual para um 5-3-2, com Alan Patrick a ajudar na marcação e Rafael Borré e Johan Carbonero numa posição mais liberal, com a responsabilidade de iniciar contra-ataques, algo que se verificou justamente no lance que daria o golo.
No Gauchão, a equipa de Bruno Tabata, ex-Sporting e Portimonense, saiu vencedor ante o São Luiz no Beira-Rio, carimbando assim uma vaga na meia-final através de um onze que juntou titulares a produtos das camadas jovens. A necessária rotatividade deu os frutos esperados.
O Palmeiras dividiu a pontuação na jornada inaugural com o Atlético-MG na Arena MRV (2-2), tendo este sido um desfecho aceitável, dadas as circunstâncias. Garantiu a primeira vitória com autoridade na ronda seguinte, através de um 5-1 sobre o Vitória na Arena Barueri, numa partida em que os tentos foram apontados por cinco jogadores diferentes.
No Paulistão, o verdão até sofreu uma dura goleada por 4-0 diante do Novorizontino - a pior derrota da era Abel Ferreira -, mas os desempenhos mais recentes mostram que o Palmeiras está em fase de recuperação. No papel de anfitrião, tem estado a um nível extraordinário: segue numa série de 18 jogos sem perder em casa em todas as competições desde agosto de 2025, a qual é composta por 14 vitórias e 4 empates. Além disso, o atual 2.º classificado ganhou o duelo com o Corinthians, um triunfo que terá servido para aumentar os níveis de confiança da equipa.
O Palmeiras vem revelando consistência nas últimas temporadas com Abel Ferreira ao comajdo, e continua com um plantel suficientemente competitivo para justificar o ligeiro favoritismo que as casas de apostas lhe atribuem neste confronto no Beira-Rio. Atendendo ao sempre importante fator casa, vamos proteger-nos de uma eventual divisão de pontos.
Prognóstico: Empate Anula Aposta (Palmeiras) a 1.57 na Betano
Explicação: Ser-lhe-á atribuído o lucro previsto pelas odds somente se o Palmeiras vencer; porém, se houver uma igualdade, recupera o montante investido.
Descubra os melhores bónus de apostas
Aproveite a 3.ª jornada para efetuar os seus prognósticos no Brasileirão: o Flashscore reuniu os bónus de apostas das operadoras recomendadas em Portugal, nos quais poderá encontrar as melhores ofertas de freebets e seguros de aposta do mercado.
As odds apresentadas são válidas aquando da sua publicação, ainda que sujeitas a alterações.
A Betano é titular da licença n.º 018, referente à exploração de apostas desportivas à cota, a qual foi emitida pelo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ).
